Cultura

Publicado: Terça-feira, 22 de novembro de 2016

Academia Ituana de Letras encerra o Mês da Cultura com eventos

Haverá premiação, homenagens e lançamento de publicação.

A Academia Ituana de Letras (Acadil) encerra sua programação anual com eventos que também marcam o fim das atividades do Mês da Cultura em Itu.

No dia 24 de novembro (quinta-feira), às 10h, haverá homenagem ao Dr. Ermelindo Maffei (1907 – 1993), advogado das causas sociais, que marcou sua trajetória pela solidariedade com operários e menos favorecidos. O evento acontecerá na Praça Duque de Caxias, junto ao Marco com sua efígie. Na ocasião participarão os alunos da EJA Maria da Glória Amirat. Pela Acadil falará a Acadêmica Durce Gonçalves Sanches.

Já no dia 25 (sexta-feira), às 19h30, ocorrerá uma Sessão Solene no Centro de Estudos do Museu Republicano. Na ocasião será feita a premiação do concurso literário Convenção de Itu, lançado em abril para alunos do Ensino Médio das escolas da cidade. Farão uso da palavra os acadêmicos Plínio Bernardi Jr. e Maria Angela Elias.

Durante o encontro haverá também a entrega da Medalha da Solidariedade ao Grupo Voluntário Doadores da Alegria. A honraria, criada em 2007, quando do centenário de nascimento do Dr. Maffei, homenageia instituições ituanas dedicadas à ação social. Em 2016, após votação entre os acadêmicos, o grupo voluntário foi escolhido pelo seu trabalho como palhaços, músicos e mágicos, semanalmente no Hospital São Camilo, tentando amenizar o sofrimento do tratamento de saúde nas áreas de pediatria, clínica médica e cirúrgica, maternidade, Pronto Socorro, UTI e traumatologia. Falará sobre os Doadores da Alegria e o significado da medalha a acadêmica Maria de Lourdes Sioli.

Na mesma sessão solene haverá homenagem póstuma ao acadêmico Erasmo Figueira Chaves, falecido em outubro, por parte do Acadêmico Inaldo Lepsch. O encerramento do evento se dará com o lançamento do volume 18 da Revista da Acadil, publicação anual que reúne trabalhos dos acadêmicos, além da transcrição de discursos e efemérides. A publicação será apresentada pela acadêmica Maria Lúcia Caselli.

A Academia Ituana de Letras é uma associação de escritores fundada em 1992, composta de trinta e duas Cadeiras, cujos patronos foram personalidades de destaque na literatura local e regional. Os vinte e sete membros atuais se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e cultura em geral. O grupo se reúne mensalmente.

Comentários