Cultura

Publicado: Sexta-feira, 31 de maio de 2019

Abertas inscrições das convocatórias do InterFoto 2019

"Homo Urbanus" tem como foco a fotografia de rua e arquitetura

Crédito: Original.com Comunicação e Conteúdo Abertas inscrições das convocatórias do InterFoto 2019
O InterFoto 2019 será realizado em Itu de 18 a 21 de julho

Estão abertas no site www.interfoto.com.br as inscrições para as convocatórias “Homo Urbanus” e “Portfólios” que integrarão o InterFoto Itu 2019. Os termos de participação estão disponíveis no mesmo local.

“Homo Urbanus” tem como foco a fotografia de rua e arquitetura. A luz certa, o gesto, a forma, a estética, a plástica, o ângulo. O movimento, o congelamento, seres, objetos, cenas, prédios estáticos, a fotografia de arquitetura e rua brinca com a vida. Como uma forma de poder, de materializar a pobreza, a riqueza, a beleza, o estranhamento, de construir através das imagens, discursos sobre a sociedade, de registrar o cotidiano, de dar voz ao que não pode falar. A subjetividade da lente ao fixar a forma de uma cena urbana, serve de objeto de contemplação ao passo que registra o documento-monumento.

Nesta convocatória, o desejo é conceder ao fotógrafo, profissional e amador, o poder de documentar a vida e a paisagem em que ela se insere. E através deste poder, construir discursos fotográficos que também sensibilizem e dialoguem com o espectador das imagens, especialmente quando finalmente impressas no papel. Serão ao todo 15 trabalhos selecionados, os quais serão contemplados com uma exposição coletiva em um dos espaços escolhidos pela comissão organizadora. A inscrição será limitada em uma única imagem por artista (dípticos e trípticos serão considerados uma imagem) e poderá ser feita até o dia 29 de junho.

Já “Portfólios” o tema é livre e busca dar a oportunidade ao fotógrafo seja ele iniciante, amador ou profissional de mostrar seu trabalho. Este convocatória terá a participação de até 15 projetos, os quais serão selecionados por uma comissão de críticos coordenada pela pesquisadora e curadora Fabiana Bruno. Apenas um trabalho de cada participante será aceito.

Cada fotógrafo selecionado poderá expor de 10 a 15 imagens autorais, na forma de ensaio ou série. As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de junho.

Das duas convocatórias poderão participar qualquer pessoa acima de 18 anos, brasileiro ou não, lembrando que, deverá estar presente no dia da exposição – 20 de julho, das 11h às 19h.

Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail [email protected] .

O Festival

O InterFoto 2019 será realizado em Itu de 18 a 21 de julho. Terá três eixos como mote: técnico, artístico e temático. Diversas atividades integrarão a programação, dentre elas variadas exposições, caminhada fotográfica, workshops, colagem de lambe-lambe entre outras. O festival terá como local principal novamente a Fábrica São Luís, porém realizadas atividades também em outros espaços.

Nesta edição, o InterFoto foi contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo) e conta novamente com o patrocínio da Canon, Canson e Antares Imagem. Há também apoio de diversas empresas.

Comentários