Cultura

Publicado: Sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Abertas exposições com o tema "Taipa, tijolos e telhas" em Itu

Fotografias podem ser conferidas gratuitamente.

Crédito: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu Abertas exposições com o tema "Taipa, tijolos e telhas" em Itu
Prefeito prestigiou a cerimônia que marcou abertura de exposições

Na última quinta-feira, dia 7 de dezembro ocorreu, no saguão da Prefeitura de Itu, a abertura da exposição “Taipa, tijolos e telhas – o barro que o povo de Ytu usou para construir sua cidade” e o anúncio dos ganhadores e exposição das fotos premiadas no concurso “Oswaldo Tozzi” que explorou o mesmo tema.

O prefeito Guilherme Gazzola, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) Patrícia Müller Gazzola, o secretário de Cultura Geraldo Gonçalves, o presidente da Associação das Cerâmicas Vermelhas de Itu e Região (Acervir), Sandro Roberto da Silveira, o diretor da Macrotur Turismo, João Pacheco Neto, o empresário Euzébio Franscichineli, e uma das vencedoras do concurso “Oswaldo Tozzi”, Anna Rys Colesanti prestigiaram a cerimônia.

O prefeito Gazzola ressaltou que o tema da exposição permite passear pela história de Itu. Comentou ainda que o Paço Municipal deve ser utilizado também para que os munícipes conheçam e “vivam” a sua cidade.

A primeira colocação do concurso ficou com Maria Amélia Vianna, a segunda com Júlia Mendes e, em terceiro empatados Anna Rys Colesanti e Silvio Vieira. O prêmio de menção honrosa ficou para Renato Jorge Marcelo.

O concurso “Oswaldo Tozzi” teve a intenção de aguçar o olhar dos fotógrafos profissionais e amadores a buscarem novos ângulos e perspectivas de como a cidade foi erguida.

No local também podem ser vistos tijolos encontrados em vários locais da cidade e que ajudam a contar a história da construção de Itu. Os tijolos também chamam atenção para seus tamanhos, formatos e principalmente símbolos cheios de significados grafados em suas superfícies.

O intuito das exposições é construir uma afetividade dos moradores e turistas com a cidade a partir do conhecimento das técnicas construtivas que, ao longo dos séculos foram utilizadas e preservadas como nosso Patrimônio Cultural.

A realização é da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Macrotur Turismo e Associação das Cerâmicas Vermelhas de Itu e Região (Acevir). As exposições podem ser visitadas gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 26 de janeiro de 2018.

Comentários