Cultura

Publicado: Sexta-feira, 7 de julho de 2017

Aberta em Itu a exposição "Belle Époque na Garoa: São Paulo"

Mostra do 24º Festival de Artes está no saguão da Prefeitura.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Aberta em Itu a exposição "Belle Époque na Garoa: São Paulo"
Painéis destacam a inauguração do Teatro Municipal, o Carnaval no começo do século, os primórdios da Avenida Paulista e a Revolução de 1924

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Na manhã desta sexta-feira, dia 7 de julho, foi realizada a abertura da exposição “Belle Époque na Garoa: São Paulo entre a tradição e a modernidade”, no saguão da Prefeitura de Itu, na Avenida Itu 400 anos, 111, Itu Novo Centro. A atração integra a programação do 24º Festival de Artes de Itu.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Guilherme Gazzola, do vice-prefeito Caio Gaiane, da primeira dama e presidente do Funssol Patrícia Müller Gazzola, do secretário municipal de Cultura Geraldo Gonçalves Junior, demais secretários e diretores municipais.

“Estamos resgatando a cultura em sua pluralidade, abrangendo diversas áreas durante o Festival, resgatando o orgulho e pertencimento do ituano”, comentou o prefeito.

A exposição retrata os desdobramentos da Belle Époque na capital paulista, com destaque para as transformações urbanas, sociais, políticas e culturais ocorridas na cidade no início do século 20. A mostra exibe imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento e texto baseado no livro homônimo da historiadora Márcia Camargos.

Alguns dos painéis destacam a inauguração do Teatro Municipal, o Carnaval no começo do século, os primórdios da Avenida Paulista e a Revolução de 1924. Iniciada no contexto europeu no final do século 19, a Belle Époque caracterizou-se pela crença no progresso material, simbolizado por uma fase de relativa paz social e prosperidade econômica. No Brasil, foi um período cultural de triunfo da sociedade capitalista, ratificado pelas conquistas materiais e tecnológicas da época.

Comentários