Cultura

Publicado: Terça-feira, 27 de janeiro de 2015

5ª edição do "Arte no Beco" terá diversas oficinas e atividades

Evento acontece neste domingo, dia 1º de fevereiro.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br 5ª edição do "Arte no Beco" terá diversas oficinas e atividades
Evento visa consolidar o Becão como um ponto de encontro com a arte

O projeto “Arte no Beco”, que visa consolidar o Passeio Público Marcos Steiner Netto (o popular “Becão”) como um ponto de encontro com a arte, chega a sua 5ª edição neste domingo, dia 1º de fevereiro, véspera de feriado em homenagem ao aniversário de 405 anos de Itu. Para comemorar a data, diversas oficinas e atividades culturais serão realizadas.

A 1ª edição do evento foi realizada pela Fundação Energia e Saneamento/Museu da Energia de Itu em 2 de fevereiro de 2014, com o nome de “Feira do Beco”, e reuniu cerca de 130 pessoas. Com edições bimestrais, a partir de sua 2ª edição, o evento passou a ser produzido pela Motirõ Cultural, com o nome de “Arte no Beco” e apoio do Museu da Energia de Itu.

Desde sua primeira realização o projeto já reuniu mais de 2.500 pessoas e 100 artistas, em quatro edições. O “Arte no Beco” deste domingo terá oficinas para adultos e crianças, fotografia, grafite, teatro, tudo embalado ao som de muita música. O evento acontece das 11 às 15 horas e tem entrada gratuita.

Becão

É denominado Passeio Público Marcos Steiner, mas popularmente é chamado de Becão, além de ser conhecido como Beco dos 4 Cantos. Esse calçadão estreito foi construído com varvito e é considerado o primeiro passeio público da cidade.

Confira a programação completa:

Oficinas

As inscrições para as oficinas poderão ser realizadas no dia do evento.

Projeto: “Cuidar com Canção” - O despertar da Música para o outro – Músicos do Elo
Artista: Leili Camargo – Salto
Horário: 11h15 às 11h45
Máximo: 20 pessoas
Idade mínima: 18 anos (Jovens e Adultos)
Descrição: A oficina tem como objetivo despertar, em todos os presentes, que há muitas formas de abordar a música. E uma delas é mostrar a música que “toca” e os benefícios apresentados quando ouvimos, cantamos, participamos, olhamos e sentimos.

Oficina de Xilogravuras
Artista: Ana Paula Mello e César de Oliveira
Horário: 11h às 14h
Máximo: 12 pessoas
Idade Mínima: 12 anos
Descrição: Oficina de Xilogravura A oficina de xilogravura orientada pelos artistas plásticos e professores Ana Paula Melo e César de Oliveira tem como objetivo levar ao conhecimento do público uma técnica milenar de gravura, originária da China. Além de participar de uma experiência única, os participantes terão a oportunidade de conhecer o processo da xilogravura, que no Brasil se popularizou através do Cordel no Norte e Nordeste. No final da oficina as xilogravuras produzidas serão expostas em um lindo cordel. Gravuras e trabalhos artísticos dos artistas responsáveis também serão expostos a preços acessíveis.

Oficina de Musicalização “Contarolando”
Horário: das 12h às 13h
Máximo: 15 vagas
Faixa etária: 5 a 11 anos
Descrição: Criação de instrumentos musicais de percussão através de materiais recicláveis, como garrafas pet, latas, canudos. Ao término da confecção, haverá uma vivência musical com as crianças, que utilizarão os instrumentos construídos para participar. O objetivo da oficina Contarolando é despertar o interesse da criança para novas atividades e conscientização ambiental através da música.

Oficina “O bem das artes”
Artista: Paula Teixeira
Horário: 13h às 13h30
Máximo: 15 pessoas
Faixa Etária: 10 anos
Descrição: Apresentação da técnica do artesanato oriental, conhecida Furoshiki – arte japonesa de embrulhar objetos apenas com nós e dobras.

Oficina de Lanternas de Jardim – Museu da Energia
Horário: 13h45 às 14h15
Máximo: 15 pessoas
Faixa Etária: acima de 7 anos
Descrição: Criação de lanternas de jardim a partir de latas de alumínio, incentivando o consumo consciente.

Teatro

Intervenção Teatral “O Reino da Fantasia no Carnaval de Itu”
Artistas: Grupo de teatro Yara Produções Artísticas
Horário: 12h às 12h20
Faixa Etária: Livre
Descrição: Apresentação de uma esquete teatral, onde alguns personagens (Jasmine, Chapeleiro Maluco e Sininho) viajam para Itu em busca do Carnaval e juntos celebram essa grande festa com música e dança.

Incentivo à Leitura

Gibiteca do Museu da Energia
Horário: 11h às 15h
Descrição: A Gibiteca estará aberta com espaço para leitura e credenciamento de novos leitores.

Exposições

Projeto “Conexões”
Artista: Cláudia Itami
Descrição: São olhares, arabescos como complemento do que ainda está vago e confuso. O projeto nasceu da necessidade da artista em se conectar com seu silêncio interior. Café, acrílica, lápis aquarela e caneta nanquim, são usados para que sejam criadas essas conexões.

Exposição “As telas da fase – Obras Inacabadas”
Artista: Antonio Deco
Descrição: Desenvolvidas desde 2005, suas pinturas são de cunho psicanalítico e autobiográfico, envolvendo objetos oníricos e memória. Também compõem a paleta do pintor a simbologia, minimalismo, psicanálise Freudiana e o erro.

Projeto “O bem das Artes”
Artista: Paula Teixeira
Descrição: Exposição e venda de Furoshiki, Orinuno (origami em tecido) e Artesanato Reciclado.

Projeto “A nossa Arte é itinerante”
Artistas: Tisha
Descrição: T-shirts criadas por artistas que ganham royalties por cada peça vendida. Corte despojado, estampas únicas, tecido premium e produção limitada de peças artísticas. Haverá artistas criando no local.

Projeto Mandalas – “Sob a influência das formas circulares”
Artista: Patrícia Casselli
Descrição: Oficina de Pintura, Exposição e Venda de Produtos A artista plástica Patrícia Casselli nos convida a adentrar e a conhecer o universo transformador das mandalas com sua exposição “Sob a influência das formas circulares”. Para compartilhar a influênci

Comentários