Cultura

Publicado: Quarta-feira, 25 de maio de 2016

35ª "Exposição Brasileira de Nishikigoi" será realizada em Itu

Evento ocorre nos dias 11 e 12 de junho, com entrada gratuita.

Crédito: Divulgação 35ª "Exposição Brasileira de Nishikigoi" será realizada em Itu
As carpas são consideradas um peixe "nishikigoi" - termo utilizado para definir as carpas coloridas

Os amantes e admiradores de peixes ornamentais e afins terão, em junho, a oportunidade de conhecer mais sobre o universo do "Nishikigoi". O peixe terá cerca de 200 exemplares expostos num parque em Itu. Com realização da Associação Brasileira de Nishikigois (ABN), a 35ª "Exposição Brasileira de Nishikigoi" será realizada nos dias 11 e 12 de junho (sábado e domingo) e terá entrada gratuita. O evento estará aberto ao público das 10h às 17h, no sábado, e das 9h às 16h, no domingo.

De acordo com Gilberto Fregnani, diretor executivo da ABN, a carpa é um peixe Ciprinídeo, e "Nishikigoi" que é o termo utilizado para definir as carpas coloridas e qualificadas sob certo padrão da variedade, com a finalidade ornamental. Os primeiros Nishikigois surgiram no início do século 19, na Província de Niigata, no Japão.

Inicialmente, as carpas eram comuns, criadas para alimentação dos habitantes da província, até que surgiram alguns peixes com traços de cores. Os japoneses separaram estes exemplares e passaram a fazer sucessivos cruzamentos entre eles, até conseguirem peixes cada vez mais belos e coloridos. Daí, deu-se origem à cultura de cultivo e aperfeiçoamento genético de Nishikigoi.

"Nishikigois são peixes fascinantes e não há estampas repetidas, não há uma genética 100% fixada na obtenção dos exemplares, o que torna a criação estimulante. São peixes que se adaptam muito facilmente ao local de criação, inclusive reconhecem os donos da casa e costumam comer o alimento nas mãos do proprietário, quando lhes é oferecido", comenta Fregnani.

O evento é realizado anualmente e tem como maior público as pessoas que gostam de aquários, jardins, lagos e peixes. Neste ano, além da exposição, também serão realizadas palestras com vários temas, desde as variedades da espécie, até os cuidados que se deve ter com a criação e a montagem de lago ornamental. Além dos peixes expostos, haverá também dois estandes vendendo a espécie.

Serviço:
"35ª Exposição Brasileira de Nishikigoi"
Local: Parque Maeda
Endereço: Rodovia Deputado Archimedes Lammoglia, km 18, Estrada Tapera Grande - Itu/SP
Entrada: Gratuita
(11) 2118-6200

Comentários