Cultura

Publicado: Quarta-feira, 20 de julho de 2016

3ª Edição do Piquenique Literário deste mês ocorre no sábado em Itu

Evento acontece na Praça Duque de Caxias, a partir das 14h.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br 3ª Edição do Piquenique Literário deste mês ocorre no sábado em Itu
O objetivo do piquenique literário é estimular a prática da leitura

A terceira edição do Piquenique Literário do projeto "Ler é Uma Viagem" que está sendo realizado ao longo do mês, ocorrerá neste sábado, dia 23 de julho, das 14h às 17h, na Praça Duque de Caxias (Praça do Quartel) em Itu. 

O evento promoverá atividades para envolver a população e levar a prática leitora aos espaços públicos, convidando pessoas de todas as idades para uma convivência prazerosa com os livros e a natureza. "É um evento que valoriza as diferenças por meio da arte e do encanto de cada um com as palavras, sejam elas escritas ou faladas", conta Élida Marques, coordenadora do projeto, que faz parte do 1º Leitura nas Férias, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Museu Republicano "Convenção de Itu", do Museu Paulista/USP.

Cidade-sede da empresa Élida Marques Produções Artísticas, Itu terá realizado um total de quatro Piqueniques Literários ao fim do mês. O fato de ser mês de férias escolares apenas reforça a importância da leitura como uma prática que precisa estar mais presente na rotina, indo além das obrigações da sala de aula. Em meio a tantas questões políticas em discussão no país, a coordenadora destaca que o Piquenique Literário tem o poder de criar conexões entre as pessoas, algo imprescindível quando o país se encontra dividido.

"A rua tem um cunho político e cultural que a faz ser o lugar ideal para o encontro de diversas linguagens e expressões que podem ser usadas para mediar a leitura", destaca Élida.

O projeto já teve mais de 15 apresentações, já sensibilizou mais de 2 mil pessoas, e tem patrocínio da CBMM, que apoia o projeto há 13 anos por meio da Lei Rouanet. "Ela é fundamental para a valorização dos artistas e dos projetos culturais no país, e temos orgulho de estarmos inseridos neste contexto", explica Élida sobre a lei de incentivo à cultura sancionada em 1991.

Leitura, sustentabilidade e acessibilidade

Formado em 2015 por pessoas de Salto, Sorocaba, Campinas e São Paulo, o grupo de mediadoras de leitura estará presente favorecendo o encontro com a literatura, promovendo a TROCA DE LIVROS e participando do Sarau. "Vamos trocar livros, ler poesia, cantar, dançar e conversar, e por isso contamos com a presença de todos", convida Élida. "Ler um livro que foi trocado com outra pessoa é uma forma de compreender o outro e trabalhar a empatia pelo que nos é diferente".

O Piquenique Literário também traz uma árvore de livros em que são penduradas algumas obras nos galhos, e que é o símbolo do projeto. Saraus, músicas e varal de poesias são outras atrações do evento, que ainda contará com o "Microfone aberto", momento em que diversas pessoas, adultos ou crianças, podem ir ao microfone e declamar uma poesia, ler um texto, cantar, entre outras possibilidades.

Também estará presente o grupo musical "Os Boêmios de Itu", com quem Élida tem uma longa parceria, e que consegue unir poesia e samba de maneira harmoniosa. Ao longo do Piquenique, serão destacados textos de autoras, enaltecendo as escritoras clássicas e contemporâneas presentes na literatura brasileira. Além das intervenções artísticas, o evento também contará com o grupo musical Os Boêmios de Itu, que participa de todos os Piqueniques com uma verdadeira união de poesia e samba, incluindo a apresentação de clássicos de Adoniran Barbosa.

Para ser totalmente acessível e inclusivo, o Piquenique Literário terá livros em braile e intérprete de LIBRAS que permitirão que mais pessoas tenham contato com a literatura. O evento conta com a consultoria ambiental do Cinema Verde, para que haja conscientização do público, integração adequada com os espaços ocupados e compensação da emissão de CO2 durante todo o processo de produção.

Serviço:

Piquenique Literário do "Ler é uma viagem"
Local: Praça Duque de Caxias (Praça do Quartel)
Data: 23 de julho (sábado)
Horário: das 14h às 17h
Entrada: Gratuita 

Comentários