Cultura

Publicado: Segunda-feira, 7 de julho de 2014

3ª Edição do "Arte no Beco" atrai mais de 800 pessoas

Evento contou com programação recheada de atividades.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br 3ª Edição do "Arte no Beco" atrai mais de 800 pessoas
Esquete teatral no "becão"

Veja as fotos desta notícia no Flickr

A 3ª edição do projeto “Arte no Beco” atraiu cerca de 820 pessoas ao Centro de Itu, no dia 6 de julho, com uma programação recheada de atividades no Passeio Público Marcos Steiner Netto, popularmente conhecido como “becão”. As atrações agradaram todas as faixas etárias, que puderam apreciar exposições, intervenções teatrais, e participar de oficinas.

O projeto teve entrada gratuita e foi uma realização da Motirõ Cultural, com apoio da Fundação Energia e Saneamento/Museu da Energia de Itu e patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e Sincomércio. O evento integrou a programação do 21º Festival de Artes de Itu, que segue até o dia 12 de julho.

Na data, o Passeio Público se transformou em um espaço de lazer e expressão artística, reunindo famílias inteiras numa tarde agradável embalada a muita música.

"Eu acredito que um evento com atrações diversificadas que envolvem toda a família agrada a todo tipo de público. Não é um mote para um publico específico. Ali no Arte no Beco tem cores para todos! Outro ponto é que unimos os artistas de toda região que podem por meio do evento divulgar seu trabalho, seus projetos e isso dissemina nossa arte, nossa cultura", conta Sabrina Souli, uma das organizadoras do evento.

Exposições

O artista Paulo Lara apresentou algumas de suas obras e também pintou ao vivo durante o evento, mostrando suas técnicas e talento. Os visitantes também conferiram o projeto “Alice in Wonderland – Exposição Internacional de Arte Postal”, de Aline Corazza. Já o fotógrafo Fernando Henrique – Efe divulgou seu projeto “Little Planets”, que apresenta um conjunto de fotos com distorção na imagem panorâmica tradicional que a transforma em imagens semelhantes aos planetas de Antoine de Saint Exupéry, no livro “O Pequeno Príncipe”.

Os cães da Associação de Socorro e Proteção aos Animais de Itu (ASPA) foram representados no projeto “Meus silêncios”, da fotógrafa Natali Zarth. Painéis expostos no “becão” trouxeram diversas fotografias dos animais, em parceria com o projeto CãoCiência Global, numa ação de conscientização à posse responsável e incentivo a adoção.

Quem participou do “Arte no Beco” pode ainda visitar a mostra “Nas ondas da Copa”, que apresenta um panorama histórico da evolução da transmissão dos jogos de uma das maiores competição do mundo, através de objetos, imagens, sons e ambientação. Também teve acesso as exposições, Sala de Ação Educativa e ao Espaço das Águas, todos situados nas instalações do Museu da Energia de Itu.

Oficinas e intervenções teatrais

Iniciando as oficinas, o projeto “Rabisquedo”, de Bruno Abdelnur convidou as crianças para soltarem a criatividade transformando pelúcias de tecido em brinquedos coloridos. Após foi a vez da intervenção teatral “Pontilon” divertir os pequenos no jardim do Museu, com um espetáculo lúdico que busca uma conscientização global de valores com relação ao planeta, ao mundo e às pessoas.

O tema também foi abordado na oficina Maquiar-te, de Rafael Santos e Flávia Fernandes. A atividade levou o encanto da pintura facial para as crianças presentes.

A imaginação foi um ingrediente essencial para os participantes do projeto “Conta um e Conto outro”, da Em Cia que ocorreu em uma das salas do Museu da Energia. Os participantes foram convidados a criar contos, crônicas ou histórias através de pequenos quadros com desenhos. Depois, em uma grande roda, cada grupo apresentou sua criação.

A diversão marcou a mini-oficina de gastronomia, onde as crianças puderam preparar uma deliciosa receita de brigadeiro com leite ninho. A atividade pedagógica foi acompanhada pelos pais, e buscou ensinar os pequenos a trabalhar em conjunto.

Encerrando a tarde, o projeto “Sua Parte em Arte” emocionou o público com uma esquete teatral sobre a Sra. Diva Tebas, de 91 anos. A apresentação cativou à todos e fez com que a homenageada se levantasse e empolgada, apresentasse um lindo poema que ecoou pelo Passeio Público da cidade.

Voluntários


Os artistas que desejarem se inscrever para participar voluntariamente do Projeto, pode encaminhar sua proposta/projeto para o e-mail [email protected].

Comentários