Cultura

Publicado: Sexta-feira, 19 de abril de 2013

19 de abril - Dia do Índio

Conheça, reflita e aprenda sobre esta cultura ancestral.

19 de abril - Dia do Índio
O contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural

A Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançaram no dia 18 de abril, o folder “O Brasil Indígena”, com a divulgação de dados demográficos da população indígena sistematizados pelo censo do IBGE/2010. Segundo as pesquisas, 896 mil pessoas se declaram ou se consideram indígenas. O número representa cerca de 0,4% da população brasileira. O Censo afirma que hoje, os índios vivem em todo o território nacional, principalmente em 688 Terras Indígenas e em várias áreas urbanas. Há também 77 referências de grupos indígenas não-contatados, das quais 30 foram confirmadas.

O lançamento do folder celebra o Dia do Índio, comemorado neste 19 de abril. A data começou a ser festejada em 1943, no governo do presidente Getúlio Vargas. Saiba por que esse dia foi escolhido! No entanto, alertamos para o fato de que embora seja importante ter uma data para que a sociedade nacional se mobilize com relação ao tema, a questão do respeito aos direitos dos índios é algo que deve estar sempre em mente, todos os dias do ano. Não apenas em relação aos índios, mas a todos os povos que são subjugados, desrespeitados e desprezados, seja por suas diferenças culturais, econômicas ou políticas. O Brasil é um país pluriético, rico em cores, que não deve nunca desistir de exercer a cidadania no sentido mais amplo, estabelecendo um cotidiano de convivência pacífica, de respeito e aprendizado mútuo.

O cantor Jorge Benjor diz na música “Curumim chama Cunhata que eu vou contar” que antes, todo dia era dia de índio, lembrando que os primeiros habitantes que viviam no Brasil eram donos da terra quando ela foi descoberta. Mas em outra estrofe, Benjor lembra bem: agora ele só tem o dia 19 de abril. Veja o vídeo!

As raízes

Os índios representam uma parcela muito importante e expressiva da população, que precisa ser resguardada como um dos tesouros étnicos do Brasil. O processo de colonização levou à extinção muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado, seja pela ação das armas, seja em decorrência do contágio por doenças trazidas dos países distantes, ou ainda, pela aplicação de políticas visando à "assimilação" dos índios à nova sociedade implantada, com forte influência européia.

Os índios brasileiros sobrevivem utilizando os recursos naturais oferecidos pela natureza. Para eles, a terra é um bem coletivo. Aprenda sobre seus costumes e tradições.

Os colonizadores viam os índios como seres inferiores e incapazes, que precisavam adquirir novos hábitos para estarem aptos a conviver com eles. Os nativos perderam sua autonomia e passaram a viver em função das leis que os brancos criavam para eles ou a respeito deles. Saiba sobre os direitos dos índios brasileiros!

É difícil afirmar exatamente a origem e a data dos primeiros índios no mundo, mas há algumas teorias. Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente cem milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava a cinco milhões de nativos, divididos em tribos, de acordo com o tronco linguístico ao qual pertenciam: tupi-guaranis (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruaques (Amazônia) e caraíbas (Amazônia).

A FUNAI

A Fundação Nacional do Indio – Funai, criada pela Lei nº 5.371, de 5 de dezembro de 1967, vinculada ao Ministério da Justiça, entidade com patrimônio próprio e personalidade jurídica de direito privado, é o órgão federal responsável pelo estabelecimento e execução da política indigenista brasileira em cumprimento ao que determina a Constituição Federal Brasileira de 1988.

A Funai tem como objetivo principal promover políticas de desenvolvimento sustentável das populações indígenas, aliar a sustentabilidade econômica à sócio- ambiental, promover a conservação e a recuperação do meio ambiente, controlar e mitigar possíveis impactos ambientais decorrentes de interferências externas às terras indígenas, monitorar as terras indígenas regularizadas e aquelas ocupadas por populações indígenas, incluindo as isoladas e de recente contato, coordenar e implementar as políticas de proteção aos grupos isolados e recém-contatados e implementar medidas de vigilância, fiscalização e de prevenção de conflitos em terras indígenas. Visite: www.funai.gov.br/portal

Museu do Índio

O Museu do Índio é uma instituição governamental que se coloca a serviço da sociedade a partir de uma proposta de trabalho baseada na parceria com os povos indígenas. Hoje, o Museu se apresenta como uma casa de informação e formação de novas opiniões e mentalidades. Acolhe pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e encontra nos índios a parceria ideal para a realização de projetos e eventos que envolvem a preservação e a difusão de suas culturas.

Localizado no Rio de Janeiro, o Museu possui um site onde é possível acessar informações sobre eventos, exposições, projetos, dados sobre os indígenas e até fazer uma visita virtual ao espaço. Visite: www.museudoindio.gov.br

Tanto a aprender


Os índios, tanto sul-americanos como norte-americanos, têm muito a ensinar aos povos brancos. Suas tradições remontam a uma época em que a sabedoria ancestral era valorizada, a natureza respeitada, os relacionamentos honrados. Seus rituais trazem beleza e força, e estão muito além do que a mente do homem contemporâneo consegue compreender.

O xamanismo, palavra que nasceu com os índios norte-americanos, tem se expandido no Brasil e no mundo, através de pessoas que têm a missão de unir os povos, espalhando e integrando essa cultura ancestral aos dias de hoje. Livros, instrumentos, cançõe

Comentários