Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 26 de abril de 2018

Vereadores Mirins tomam posse na Câmara de Itu

Ocorreu também eleição de mesa e apadrinhamento.

Vereadores Mirins tomam posse na Câmara de Itu

A Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu realizou, na noite de 25 de abril, a sessão solene de posse, eleição de mesa e apadrinhamento dos Vereadores Mirins da Legislatura 2018.

O primeiro ato solene da noite foi a posse. Sob o comando do presidente da Câmara, Manoel Monteiro Gomes (Mané da Saúde) e com os trabalhos secretariados pela Vereadora Mirim Maria Luiza Moura Teixeira, os Vereadores Mirins, eleitos democraticamente em suas escolas, assumiram o “compromisso de exercer o mandato com dedicação e lealdade, respeitando a lei e promovendo o bem-estar do município” e assinaram o termo de posse.

Em seguida, conforme o regulamento do Projeto Vereador Mirim, Mané da Saúde passou a presidência da sessão ao Vereador Mirim mais velho, Pedro Henrique Domingues Garcia, que deu início à eleição da Mesa Diretora Mirim.

Duas chapas disputaram o pleito. Foram elas:

Chapa 1
Presidente: Pedro Henrique Domingues Garcia
Vice-presidente: Isabela Aparecida Garcia
1º Secretário: Gabriely Leite dos Santos
2º Secretário: João Vitor Vieira Galvão Moreira

Chapa 2
Presidente: Maria Luiza Moura Teixeira
Vice-presidente: Camille Victoria Petruncko Nunes
1º Secretário: Maria Eduarda dos Santos Prieto
2º Secretário: Ketilin da Silva Cesário

Por 9 votos a 4, a Chapa 1 foi eleita e a Mesa Diretora Mirim tomou posse de seus lugares e deu continuidade aos trabalhos com o apadrinhamento dos Vereadores Mirins. Em ordem alfabética, os Mirins sortearam os edis que irão orientá-los durante o mandato e auxiliá-los na elaboração dos projetos. Confira o resultado do sorteio:

 Vereador Mirim  Vereador Padrinho  Escola 
 Camille Victoria Petruncko Nunes  Reginaldo Carlota  EE Cícero Siqueira Campos
 Gabriely Leite dos Santos  Dr. Henrique de Paula Santos  Almeida Junior Instituto de Educação
 Ícaro Hamon Perussi Marchiori  Normino José de Oliveira (Normino da Rádio)  Colégio Integrado Monteiro Lobato
 Isabela Aparecida Garcia  Givanildo Soares  EE João Antônio Motta Navarro
 João Vitor Vieira Galvão Moreira  Manoel Monteiro Gomes (Mané da Saúde)  Colégio Cidade de Itu - Anglo
 Ketilin da Silva Cesário  Luciano Alves Ribeiro (Luciano do Secom)  EMEF Dr. Francisco Ursaia 
 Maria Eduarda dos Santos Prieto  Rodrigo Macruz  EE Profa. Priscila de Fátima Pinto
 Maria Eduarda Ferraz de Oliveira  Dr. José Galvão Moreira Filho  EE Prof. José Leite Pinheiro Júnior
 Maria Luiza Moura Teixeira  Wilson Benedito Leonardi (Wilson da Farmácia)  EMEF Padre Bento
 Mariana Normandia  Dr. Benedito Roque Moraes (Dito Roque)  EE Prof. Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel
 Pedro Henrique Domingues Garcia  Dr. Sérgio Castanheira  EE Prof. Rogério Lázaro Toccheton
 Thalita Martins Brito  Maria do Carmo Thomaz Piunti EE Profa. Rosa Maria Madeira Marques Freire
 Thamires Vitória dos Santos Furtado  Thiago Gonçales   EE Regente Feijó


Agora, os Vereadores Mirins, com suporte de seus padrinhos, começam a elaboração e redação de seus projetos de lei, que deverão ser apresentados na 1ª Sessão Ordinária Mirim, realizada em setembro, e continuam com as capacitações no Instituto do Legislativo Ituano (ILI).

Em sua falam o presidente do Legislativo, Mané da Saúde, saudou os estudantes e pediu para que os Mirins não encarem o mandato como brincadeira, pois existe a chance de mudar a realidade da cidade. “Nas legislaturas passadas, três projetos mirins se tornaram Projetos de Lei da Câmara. Aproveitem, pensem na coletividade, pois tenho certeza que o vereador padrinho irá apoiá-los e se esforçar para que o projeto mirim se torne um projeto de lei”.

O evento contou com a presença de 89 pessoas, entre pais de alunos, colegas, professores, diretores, autoridades. Compareceram à solenidade o presidente da Câmara, Manoel Monteiro Gomes, o vice-prefeito, Dr. Caio Gaiane, os vereadores Givanildo Soares da Silva, Dr. Henrique de Paula, Santos, Dr. José Galvão Moreira Filho, Luciano Alves Ribeiro, Maria do Carmo Thomaz Piunti, Normino José de Oliveira, Rodrigo Oliveira Macruz, Dr. Sérgio Castanheira de Souza, Thiago Gonçales e Wilson Benedito Leonardi.

Também estiveram presentes Dr. Hugo Costa, representando a deputada estadual Rita Passos, a assessora Suelen Pedroso de Sousa, representando o deputado estadual Rodrigo Moraes, a supervisora de ensino Elizabeth de Araújo, representando o Dirigente de Ensino da Região de Itu, Claudemir Braz de Campos, a chefe de gabimete Gabriela Tereram, representando o secretário da Educação, Walmir Scaravelli, a chefe de gabinete Débora Rodrigues, representando o vereador Reginaldo Carlota e a assessora Roseli Ribeiro, representando o vereador Dito Roque.

O projeto

Instituído pela Lei Municipal Nº 1631/2014, o “Vereador Mirim” é realizado através do Instituto do Legislativo Ituano, que promove aos jovens estudantes do Ensino Fundamental educação política apartidária e tem como objetivo contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de comprometer, inovar e transformar politicamente a realidade. 

Comentários