Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Vereadores Mirins finalizam projeto com Formatura em Itu

Cerimônia reuniu alunos, autoridades e familiares.

Vereadores Mirins finalizam projeto com Formatura em Itu

Depois de um semestre de aprendizado, os Vereadores Mirins da Estância Turística de Itu encerraram a 2ª Legislatura com uma cerimônia de formatura. O evento, realizado no último sábado, dia 2 de dezembro, no Espaço Fábrica São Luiz, reuniu autoridades, familiares e representantes das escolas participantes. Na ocasião, os vereadores mirins puderam apresentar seus projetos aos convidados e receberam o diploma que coroou seus esforços. As escolas também receberam uma placa de participação

Prestigiaram a solenidade o presidente da Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu, Dr. José Galvão, o vice-prefeito Dr. Caio José Carlos Silveira Gaiane, representando o prefeito Guilherme Gazzola, a presidente do Instituto Legislativo Ituano (ILI), Charlene Sousa, os vereadores Dito Roque, Dr. Henrique de Paula Santos, Luciano do Secom, Mané da Saúde, Maria do Carmo Piunti, Normino da Rádio, Reginaldo Carlota, Dr. Sérgio Castanheira, Thiago Gonçales e Wilson da Farmácia.

A cerimônia contou ainda com a presença do Dirigente Regional de Ensino Claudemir Braz, do ex-vereador e autor do projeto Vereador Mirim, Josimar Ribeiro, e do diretor de planejamento econômico, Márcio Coelho, representando a Secretária de Finanças, Georgia Ortenzi.

Para a presidente do ILI, responsável pela execução, “o projeto teve um resultado muito positivo com os jovens participantes e os projetos apresentados são reflexo disto. Para o próximo ano, o projeto terá duração de 12 meses e o aproveitamento será muito maior”.

O projeto

Criado pela Lei nº 1631 de fevereiro de 2014, o projeto Vereador Mirim, que é organizado e coordenado pelo Instituto Legislativo Ituano, envolve 13 estudantes do 5º ao 9º ano de escolas da rede pública e particular do município com o objetivo fortalecer a cidadania e promover interação entre a comunidade e o Poder Legislativo.

Os alunos das escolas selecionadas realizam suas campanhas e o mais votado de cada escola é eleito Vereador Mirim. Após esse processo, o ILI inicia uma série de capacitações sobre o funcionamento da estrutura legislativa da cidade, além das competências do Poder Executivo e Judiciário. O programa também prevê visitas à Prefeitura e à Câmara.

Já qualificados, os Mirins tomam posse em sessão solene na Câmara. Na ocasião, são também apadrinhados pelos Vereadores da Casa através de sorteio. Com base nas ideias que os trouxeram ao cargo e nas demandas de suas escolas e regiões, os Vereadores Mirins têm a missão de elaborar projetos que impactem positivamente a sociedade. A redação dos projetos conta com auxílio dos Vereadores Padrinhos e diretoria das escolas.

Os projetos de lei foram apresentados na 1ª Sessão Ordinária Mirim, realizada no dia 21 de novembro, quando também foram apresentados os pareceres das comissões mirins, e aprovados na 2ª Sessão, que aconteceu no dia 28 do mesmo mês. Nesta última, o Vereador Mirim Pedro Evangelista, de dez anos, da EMEF Profª Marilze Calil, destacou suas impressões: “eu achava que a política era uma arma que os ladrões usavam. Na internet a gente só vê corrupção; isso molda muito a cabeça da criança e ela cresce sabendo isso. O projeto fez eu mudar a visão que tinha sobre a política, obrigado pela oportunidade”.

Em 2018, o projeto Vereador Mirim será trabalhado com novas escolas das redes municipal, estadual e particular. As atividades começam em fevereiro.

Comentários