Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Vereadores Mirins de 2018 encerram projeto com formatura

Estudantes puderam apresentar seus projetos aos presentes.

Depois um ano de aprendizado, os Vereadores Mirins da Estância Turística de Itu encerraram a Legislatura 2018 com a solenidade de formatura. O evento, realizado no último sábado, dia 1 de dezembro, no Espaço Fábrica São Luiz, reuniu autoridades, familiares e representantes das escolas participantes.

Na ocasião, os vereadores mirins puderam apresentar seus projetos aos convidados e receberam o diploma que coroou seus esforços. As escolas também receberam uma placa de participação.

O presidente Mirim, Pedro Henrique Domingues Garcia, da EE. “Prof. Rogério Lázaro Toccheton”, considera que as sessões legislativas mirins foram o ponto alto do projeto, principalmente por sua experiência na presidência. Já a primeira-secretária Mirim, Gabriely Leite dos Santos, do Colégio Almeida Júnior, considerou o projeto importante para que ela entendesse melhor a dinâmica das Eleições 2018. Isabela Aparecida Garcia, da EE. “João Antônio Motta Navarro”, afirmou que será uma eleitora mais consciente graças ao “Vereador Mirim”.

Prestigiaram a solenidade o vice-presidente da Câmara, Thiago Gonçales, o vice-prefeito Dr. Caio José Carlos Silveira Gaiane, representando o prefeito da Estância Turística de Itu, Dr. Guilherme Gazzola, o Dirigente Regional de Ensino Claudemir Braz de Campos e os vereadores Dr. Benedito Roque Moraes, Maria do Carmo Piunti, Dr. José Galvão, Luciano Ribeiro, Normino José de Oliveira, Dr. Sérgio Castanheira e Wilson Benedito Leonardi.

O projeto

Criado pela Lei nº 1631 de fevereiro de 2014, o projeto Vereador Mirim, que é organizado e coordenado pelo Instituto Legislativo Ituano (ILI), envolve estudantes do 5º ao 9º ano de escolas da rede pública e particular do município com o objetivo fortalecer a cidadania e promover interação entre a comunidade e o Poder Legislativo.

Os alunos das escolas selecionadas realizam suas campanhas e o mais votado de cada escola é eleito Vereador Mirim. Após esse processo, o ILI inicia uma série de capacitações sobre o funcionamento da estrutura legislativa da cidade, além das competências do Poder Executivo e Judiciário, incluindo visitas à Câmara e à Prefeitura.

Já qualificados, os Mirins tomam posse em sessão solene na Casa de Leis. Na ocasião, são também apadrinhados pelos Vereadores através de sorteio. Com base nas ideias que os trouxeram ao cargo e nas demandas de suas escolas e regiões, os Vereadores Mirins têm a missão de elaborar projetos que impactem positivamente a sociedade. A redação dos projetos conta com auxílio dos Vereadores Padrinhos e diretoria das escolas.

Os projetos de lei foram apresentados na 1ª Sessão Ordinária Mirim, realizada no dia 19 de setembro, quando também foram apresentados os pareceres das comissões mirins, e aprovados na 2ª Sessão, que aconteceu no dia 26 do mesmo mês.

Comentários