Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 19 de março de 2018

Título de Cidadania Ituana é concedido a Valdecir Lopes da Silva

Homenageado foi surpreendido com a outorga.

Título de Cidadania Ituana é concedido a Valdecir Lopes da Silva

Na noite de 16 de março, a Câmara outorgou o Título de Cidadania Ituana ao Sr. Valdecir Lopes da Silva. A honraria é concedida a pessoas de outras cidades que destacaram-se por trabalhos desenvolvidos em Itu.

Natural de Loanda, no Paraná, Valdecir chegou a Itu em 1995, aos 23 anos. Atleta de halterofilismo, o homenageado consagrou-se Campeão Mundial e Pan-Americano de Supino, entre outras conquistas. Atuando como professor, especializou-se em 2010 no atendimento a alunos portadores de deficiência e, desde 2011, integra o Comitê de Esportes Paralímpicos. Graças ao empenho de Valdecir e sua equipe, Itu é hoje um centro de referência nacional no treinamento de paratletas, sendo a melhor equipe do Estado de São Paulo e segunda melhor do país.

O homenageado, que não sabia sobre o evento de entrega do Título de Cidadania, foi surpreendido na plateia pelo anúncio do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Thiago Gonçales, que presidia a mesa dos trabalhos. “Eu sou uma pessoa que tem controle emocional porque trabalho com atletas deficientes, não posso passar meu sentimento para que eles vejam força no meu equilíbrio e usem isso no dia-a-dia. Mas hoje, aqui, me emocionou e me abalou positivamente. Vou usar isso para reverter como força para nossos atletas”, declarou Valdecir Lopes da Silva.

Também estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito, Dr. Caio Gaiane, representando o prefeito Guilherme Gazzola, o vereador e autor da propositura, Wilson Benedito Leonardi (Wilson da Farmácia), e o presidente da Associação Esportiva de Apoio aos Atletas, Paratletas e Esportistas de Itu e Região (AESA), Edmur Pessoa, além de atletas, amigos e familiares do homenageado. 

Comentários