Cultura

Publicado: Terça-feira, 11 de abril de 2017

Solene Ofício de Trevas reúne fiéis na Igreja do Carmo

Coral Vozes e Schola Cantorum participaram da cerimônia.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Solene Ofício de Trevas reúne fiéis na Igreja do Carmo
Cerimônia ocorreu na Igreja do Carmo

Veja as fotos desta notícia no Flickr

O solene Ofício de Trevas foi realizado na noite de 8 de abril, reunindo muitos fiéis na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, dando início à programação da Semana Santa 2017 em Itu. A manifestação cultural contempla os mistérios da morte de Jesus Cristo através de uma oração pública que foi extraída do Ofício Divino, um dos mais importantes exercícios de liturgia da Igreja.

Com as luzes da igreja apagadas, o silêncio convidou os presentes à reflexão. Um candelabro com 15 velas, que representa os 150 salmos da Bíblia, foi acesso. A cerimônia, conduzida pelo Prior do Carmo é a recitação solene do Ofício de Matinas de Laudes da Quarta-Feira Santa. À medida que os salmos eram cantados, as velas do candelabro, chamado tenebrário, iam sendo apagadas, ficando acesa apenas uma que simboliza a luz de Cristo e a esperança na sua ressurreição. 

Os salmos e as antífonas foram entoados em cantochão e Canto Gregoriano pela Schola Cantorum de Itu. As lições, também em Canto Gregoriano, foram feitas pelos congregados marianos. Os responsórios, compostos em Itu em 1872 pelo Maestro Elias Álvares Lobo foram entoados pelo Coral Vozes de Itu e solistas. 

Comentários