Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 12 de maio de 2017

"Ser mãe é..." - Mulheres celebram data especial revelando sentimentos

Confira depoimentos sobre esta experiência em diversas fases.

"Ser mãe é..." - Mulheres celebram data especial revelando sentimentos

Por Jéssica Ferrari,

Cuidar, proteger e amar. Que mãe nunca prometeu isso ao segurar seu filho no colo? O sentimento de proteção cresce naturalmente nas mamães e perduram para sempre. Esta experiência é única para cada mulher, seja para aquelas que geram o filho em seu próprio ventre ou para aquelas que o acolhem com o coração. Se tornar mãe é uma dádiva, que pode ocorrer em diversas idades e marca para sempre uma nova etapa da vida. 

Mas, afinal, o que é ser mãe? O que celebramos nesta data tão especial? Para responder essa questão, a equipe do Itu.com.br convidou mulheres em fases diferentes da maternidade para contarem suas emoções, lembranças e aprendizados. Histórias que comprovam que não há uma fórmula certa ou uma definição perfeita do que é ser mãe. O que existem são pessoas que cuidam, protegem e amam incondicionalmente. Confira! 
 

"Ser mãe é..." - Mulheres celebram data especial revelando sentimentos

Mamãe gestante...  

A gestação é o começo das transformações na vida de uma mulher. Período em que surgem os primeiros sentimentos, acontecem muitos aprendizados, tomam-se muitas decisões e tem início a ligação mãe e filho. É nessa fase que se encontra a jornalista Camila Bertolazzi. Aos 29 anos, a ituana que hoje mora em Brisbane, na Austrália, está vivendo a experiência da gravidez de seu primogênito.  

"Já é um sentimento inexplicável, apesar de às vezes parecer que a ficha ainda não caiu e ter tantas coisas para acontecer e aprendermos ainda, ao mesmo tempo já é aquela coisa muito especial. A expectativa para o nascimento está grande, estamos contando os dias, as semanas para ver a carinha dele, sentir o cheirinho." - Leia entrevista completa!

"Ser mãe é..." - Mulheres celebram data especial revelando sentimentos

Mamãe de primeira viagem...

A chegada do primeiro filho traz grandes emoções e gera uma mudança de comportamento e pensamento nas mulheres. A rotina de cuidados gera aprendizados novos todos os dias, que marcam para sempre essa relação de amor. Foi assim também com a auxiliar administrativa Flávia Rosa Gurgel, com o nascimento de seu pequeno Victor Alexandre, hoje com 1 ano e 8 meses.

"Para mim, ser mãe é ter um amor que não cabe no peito. Um sentimento que transborda. Não existe mais vida sem aquele pequenino. Você vive por ele e para ele. Tudo o que eu faço e penso é em função dele. Sem dúvida ser mãe é amar um ser mais do que a si mesmo." - Leia entrevista completa!

"Ser mãe é..." - Mulheres celebram data especial revelando sentimentos

Mamãe adotiva...

Quando o filho desejado é acolhido pelo coração, os sentimentos são imediatamente interligados dentro de uma mulher. Seja em qual fase for, da forma que acontecer, a maternidade pela adoção é uma prova de que o amor pode e deve ser compartilhado. E essa é uma certeza que a advogada Tânia Maria Fernandes possui, 21 anos depois da adoção de sua filha Vitoria.

"É gostoso perceber que você formou uma família, porque a solidão é muito ruim. Embora não esteja com o pai, para dizer que é uma família completa, eu acho que faço bem o papel de mãe e pai. Eu gosto de estar sempre junto, em todas as datas. É a realização de ter uma família mesmo que eu celebro." - Leia entrevista completa!

"Ser mãe é..." - Mulheres celebram data especial revelando sentimentos

"Mamãe e avó"...

E depois de tantos anos ao seu lado, os filhos crescem e ganham asas. Mas é então que pode iniciar uma nova fase na vida de uma mulher. Se a maternidade é um grande presente, repleta de aprendizados e desafios, ser avó pode ser ainda melhor. É o que conta a empresária Rita Arruda Zacharias, que após criar três filhos, está curtindo o netinho Alexandre, de 1 aninho.  

"É completamente diferente a sua postura. A gente curte de uma outra forma, não tem aquela preocupação de ter que educar, ter que fazer isso ou aquilo, você tem só a preocupação de agradar para ele ficar feliz. De curtir a alegria dele." - Leia entrevista completa!

Comentários