Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 9 de março de 2018

Regimento Deodoro realiza comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Café da manhã reuniu as militares e as esposas dos militares.

Crédito: Divulgação/Regimento Deodoro - 2º GAC L Regimento Deodoro realiza comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Evento comemorativo no Quartel de Itu

Para homenagear as militares do seguimento feminino e as esposas dos militares, pelo Dia Internacional da Mulher, o Comando do 2º Grupo de artilharia de Campanha Leve – Regimento Deodoro realizou um café da manhã neste dia 8 de março.

As participantes receberam os cumprimentos do Comandante, Tenente-Coronel Ricardo Alves Pereira, que exaltou a importância da participação da mulher no Exército Brasileiro e agradeceu a dedicação, responsabilidade, patriotismo, coragem e a lealdade das militares do segmento feminino e esposas dos militares que fazem parte da família Regimento Deodoro.

A celebração do Dia Internacional da Mulher tem origem no início do século XX. Após anos de lutas sociais de gênero, a Organização das Nações Unidas proclamou o dia 8 de março como o Dia Internacional pelos Direitos da Mulher e pela Paz Internacional.

Mulheres no Exército Brasileiro

No Exército Brasileiro, a primeira participação feminina em combate ocorreu em 1823, quando a baiana Maria Quitéria de Jesus, considerada a primeira mulher a assentar praça em uma Unidade Militar, lutou pela manutenção da independência do Brasil contra tropas portuguesas.

Foi apenas na 2ª Guerra Mundial que as militares do seguimento feminino ingressaram oficialmente no Exército Brasileiro. 73 enfermeiras embarcaram voluntariamente para o teatro de operações na Europa onde foram divididas em quatro diferentes hospitais do exército norte-americano.

Hoje, as mulheres, que escolheram a farda camuflada como segunda pele, desempenham os mais variados e importantes ofícios no Exército Brasileiro. Dentre elas se destacam as funções médicas, enfermeiras, dentistas, veterinárias e farmacêuticas, administradoras, engenheiras, professoras, arquitetas, jornalistas, advogadas, entre outras áreas.

Na carreira bélica, as mulheres podem ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) em Campinas/SP ou na Escola de Sargentos das Armas (EsSA) em Três Corações/MG, maiores informações no site do Exército Brasileiro www.eb.mil.br/web/ingresso/como-ingressar

Comentários