Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 12 de abril de 2012

Redesenhando a história dos tradicionais casarões de Itu

Conheça o trabalho do ituano Antonio Cristiam Gomes!

Crédito: Arquivo pessoal Redesenhando a história dos tradicionais casarões de Itu
Apesar de trabalhar cada detalhe desenhando minuciosamente construções antigas, Cristiam esclarece que seu trabalho não envolve a parte de restauração

Por Camila Bertolazzi

Valorizando formas e enriquecendo detalhes, o ituano Antonio Cristiam Gomes traz aos profissionais de arquitetura e restauro um novo conceito em desenho. Em seu trabalho, o artístico e o técnico formam uma combinação perfeita que, através de traços minuciosos, métricos e seguros, têm como maior recompensa a satisfação e a certeza de um trabalho aprimorado.

Depois de 17 anos trabalhando como desenhista na Prefeitura de Itu, Cristiam – como é conhecido – recebeu um convite do engenheiro Ricardo Pacheco, através da indicação da arquiteta Fernanda Santoro, para colaborar com a Associação Amigos do Bom Jesus em um levantamento métrico e cadastral da igreja, do Teatro São Domingos e demais dependências com área construída superior a três mil metros quadrados. “Esse trabalho demorou nove meses. Brinco com amigos que foi mesmo uma verdadeira ‘gestação’, pois dessa colaboração desenvolvi uma técnica de desenho que mistura o artístico e o técnico formando um casamento perfeito”, brinca. “A partir daí, descobri o que realmente gostava de fazer”.

Apesar de trabalhar cada detalhe desenhando minuciosamente construções antigas, Cristiam esclarece que seu trabalho não envolve a parte de restauração. Ele é o profissional que estuda e re-desenha cada parte do prédio, o qual engloba levantamento Métrico Cadastral, Fotográfico, Patológico e Projeto com Detalhamento. “Concluído o cadastral, muitas vezes ainda tenho participação apontando as patologias ou mesmo na conclusão dos projetos que recebo dos profissionais da área. Daí então cabe a eles o encaminhamento e acompanhamento para aprovação junto aos órgãos competentes - IPHAN e CONDEPHAAT -, além da execução, é claro”, explica.

Em Itu, além da igreja do Bom Jesus, considerado pelo Técnico em Edificações como sua “grande escola”, ele já trabalhou em projetos de restauração do Mercado Municipal e da Fábrica São Luiz. O profissional também tem seu nome registrado em outros projetos nas cidades de São Paulo, Piracicaba e Santos. Confira os detalhes de cada um deles! “Quanto aos prédios históricos, não preciso ir muito longe; aqui mesmo temos uma rica história em arquitetura, mas infelizmente minha maior atuação ainda é fora; anseio, sim, vencer fronteiras. Vou vivendo um dia de cada vez, não planejo nada, nem sei se amanhã estarei aqui!”, desabafa.

O tempo gasto em cada reconstrução varia de acordo com o tamanho da construção, podendo levar um mês ou vários.

Paralelamente, Cristiam atua na área de Geo-Referenciamento e Mapa Cadastral da Secretaria Municipal de Planejamento. “Pensando na cidade, desenvolvi três mapas que serão muito úteis e facilitam a busca por ruas e CEPs em ordem alfabética, sendo um do Perímetro Urbano, um da região do Pirapitingui e um terceiro do município onde podemos localizar, de forma rápida, os 174 bairros de Itu”, explica. Os mapas podem ser adquiridos no departamento de rendas na prefeitura, ou no site do órgão público.

Outro mapa foi desenvolvido em parceria com a Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo (Prótur) com o objetivo de ajudar o turista a se localizar tanto na área urbana como na rural do município. O mapa é dividido por quadrantes, distâncias e coordenadas de GPS e visa dar ao turista a clareza de chegar ao local desejado vindo de qualquer ponto. “Este mapa substituirá os dos painéis turísticos colocados na cidade e também serão distribuídos na forma de folders”.

Através de traços, o ituano Antonio Cristiam Gomes está reconstruindo a história dos tradicionais casarões e facilitando a localização de munícipes e turistas nas ruas de Itu. Vale a pena valorizar esse belo trabalho!

Comentários