Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 28 de maio de 2018

Procissão de Santa Rita em Itu atrai milhares de fiéis

Tradicional evento reuniu crianças, jovens e adultos.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Procissão de Santa Rita em Itu atrai milhares de fiéis
Milhares de fiéis se reuniram em frente à Igreja de Santa Rita

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Uma bela demonstração de fé do povo ituano marcou o domingo em Itu, 28 de maio. Mesmo com o clima de protestos que atingiu todo o país nessa semana, milhares de devotos se reuniram para prestigiar a tradicional Procissão de Santa Rita. Crianças, jovens, adultos e famílias inteiras fizeram questão de celebrar a santa das causas impossíveis, percorrendo as ruas centrais da cidade. 

O local de saída e chegada da procissão não poderia deixar de ser outro, senão a própria Igreja Santa Rita, construção urbana mais antiga da cidade e que abriga em seu interior a imagem de sua padroeira. Antes do início, rosas foram distribuídas para os presentes. Assim que o andor desceu em direção à multidão, muitos se emocionaram e não conseguiram segurar as lágrimas. 

Em seguida, munidos de velas e flores, todos percorreram as ruas centrais da cidade. Alguns grupos rezavam em silêncio, enquanto outros preferiram o canto. Diversas famílias também puderam acompanhar a procissão nas janelas e sacadas de suas casas. No fim da caminhada, uma chuva de pétalas saldou a imagem da santa e todos puderam entrar na igreja para ver a imagem e fazer suas orações. 

A festa em louvor à Santa Rita teve ainda novena, missa solene e quermesse com barracas de comes e bebes. E durante todo o dia, a Igreja de Santa Rita recebeu dezenas de visitantes, que aproveitaram a data para rezar e acender velas em sinal de agradecimento.

Santa Rita começou a ser venerada pelos ituanos há mais de 176 anos, antes de ser canonizada. A Capela em homenagem à Santa foi erguida no centro de Itu em 1726, sendo que a canonização, assinada pelo Papa Leão XIII, ocorreu somente em 1900. Todos os anos, Itu recebe a visita de dezenas de ônibus com fiéis, vindos de outros municípios da região e principalmente da Capital. 

Comentários