Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 30 de abril de 2018

Prazo para regularizar o título de eleitor termina dia 9 de maio

Cartório Eleitoral de Itu estende horário de atendimento!

O eleitor que precisa tirar o título, alterar dados pessoais ou fazer sua transferência de município deverá comparecer ao cartório eleitoral da sua região até o dia 9 de maio (quarta-feira), data final para regularizar o documento e votar no mês de outubro. Após esta data, o cadastro é fechado para a preparação das eleições e somente será reaberto no mês de novembro.

De acordo com a Chefe do Cartório Eleitoral de Itu, Renata Guimarães Marins, é conveniente que o eleitor não deixe para a última hora para sua própria comodidade, uma vez que já existem filas para o atendimento e com a aproximação do prazo final elas tendem a aumentar, o que fará com que o eleitor fique aguardando por mais tempo. "Em 2016, no último dia de atendimento compareceram ao cartório mais de 500 eleitores, o que ocasionou longas filas de espera", relembra Renata.

A partir dessa segunda-feira, dia 30 de abril, o Cartório Eleitoral de Itu (Rua São Paulo, 50 - Bairro Brasil) estará aberto ao público a partir das 9h, com entrega de senhas para atendimento.

Os documentos necessários para a realização do atendimento são: RG, CPF, Certidão de Casamento (se for o caso), comprovante de residência recente em nome do eleitor (ou no caso dos menores, em nome dos pais) e alistamento militar para os eleitores que já completaram 18 anos.

Mais informações

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível conferir se o seu título está regularizado. Basta preencher o nome completo e a data de nascimento diretamente no portal: http://www.tse.jus.br/eleitor-e-eleicoes/servicos/titulo-de-eleitor/situacao-eleitoral/consulta-por-nome

E se a situação estiver “regular”, mas você não encontrar o seu título, já é possível baixar a versão digital do documento para apresentar na hora da votação. Para isso é preciso localizar o aplicativo “e-Título” no smartphone ou tablet e inserir as informações para obter a versão eletrônica. Se já tiver feito o recadastramento biométrico - cadastro das impressões digitais - junto à Justiça Eleitoral, a versão do e-Título virá acompanhada da foto do eleitor, o que facilitará a identificação na hora do voto. Caso ainda não tenha ocorrido o recadastramento biométrico na cidade desse eleitor, a versão do e-Título será baixada sem a foto, o que obrigará o cidadão a levar um outro documento oficial com foto para se identificar ao mesário.

Comentários