Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Operação Verão: Itu participa de lançamento de Oficina Preparatória

Evento foi realizado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo

Crédito: Rafael Bortoleto/Prefeitura de Itu Operação Verão: Itu participa de lançamento de Oficina Preparatória
Reunião ocorreu em Sorocaba

O lançamento da Oficina Preparatória para a Operação Verão 2015/2016 ocorreu na cidade de Sorocaba, na manhã de 17 de novembro. O evento foi realizado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto Geológico (IG) e a Somar Meteorologia.

O prefeito de Itu, Antonio Luiz Carvalho Gomes (Tuíze), participou da reunião na data e ressaltou a importância de todas as cidades buscarem capacitações específicas, como as oferecidas pela oficina, se preparando para eventuais catástrofes naturais, que podem ocorrer ao longo de todo o ano, mas acontecem com maior frequência no verão, devido ao aumento de chuvas neste período.

A abertura contou com as presenças do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira e do secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transportes de Itu, coronel Marco Antonio Augusto. Também participaram a equipe de Proteção e Defesa Civil de Itu, o representante do Instituto de Geologia da USP, Jair Santoro, autoridades civis, militares e convidados.

A oficina segue nos dias 17 e 18 de novembro, e busca se antecipar à temporada de chuvas, oferecendo treinamentos de capacitação e especialização dos agentes de Defesa Civil, atuantes nas cidades das regiões, onde operam os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), levando conhecimento àqueles que, direta ou indiretamente, estão comprometidos com situação.

Em 2013, Itu foi certificada pela ONU como cidade resiliente, isto é, aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos. Além disso, obteve no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo a nota “A”, no quesito Índice Municipal de Proteção dos Cidadãos, que mede o grau de envolvimento do planejamento da cidade, frente a possíveis eventos de sinistros e desastres, reunindo informações como a infraestrutura da Defesa Civil.

Comentários