Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 12 de julho de 2018

Médico Dr. Miguel Ângelo Pedroso receberá Prêmio Padre Antônio

Homenagem será promovida pela SACI no dia 25 de agosto.

Crédito: Divulgação Médico Dr. Miguel Ângelo Pedroso receberá Prêmio Padre Antônio
Presidente da Saci, Getúlio Elias Schanoski ao lado do homenageado Dr. Miguel Pedroso e do coordenador do evento, Dr. José Carlos Safi

Este ano, a Sociedade Amigos da Cidade de Itu (SACI) irá homenagear com a entrega do prêmio “Padre Antônio Pacheco Silva”, o médico Dr. Miguel Ângelo Pedroso.  

A cerimônia está agendada para o dia 25 de agosto, às 16 horas, no auditório do Sincomércio de Itu, localizado na rua Maestro José Vitório, 137, no Centro de Itu. O convite é extensivo a toda população ituana e região.

O prêmio anual tem como objetivo homenagear profissionais das mais diversas áreas de atuação da Saúde que, por sua vocação, dedicação e profissionalismo contribuem para enriquecer o nome de Itu.

A homenagem que o Dr. Miguel Ângelo Pedroso irá receber é pelo conjunto do trabalho realizado por ele e o reconhecimento de uma vida dedicada a ajudar o próximo. 

O homenageado

Formado pela Faculdade de Medicina de Botucatu, possui especialização em Cirurgia Geral e oncológica do trato digestivo, e Cirurgia videolaparoscópica. Atua em hospitais de Itu, Salto e São Paulo. Desde 2009 desenvolveu padronização de técnica cirúrgica minimamente invasiva, para operar pacientes com diagnóstico de câncer de colon. Essa padronização resultou em um curso chamado Cololap (Curso de Cirurgia Colorretal Videolaparoscópica), o qual no decorrer dos últimos 10 anos realizou 110 edições e treinou mais de 1.300 cirurgiões/alunos, operou em torno de 440 pacientes, sendo 90% pacientes (SUS), os quais se beneficiaram “gratuitamente” de técnicas modernas e avançadas. Além do município de Itu, o curso abrange diversas capitais do Brasil até mesmo edições regulares na Espanha.

Padre Antônio Pacheco da Silva (1752-1825)

Padre Antonio Pacheco da Silva foi um ilustre cidadão ituano, nasceu em 1752 e faleceu no ano de 1825, construindo não só o primeiro Hospital de Itu - dos Lázaros - como também a Capela do Senhor do Horto. Foi responsável pelo primeiro serviço de abastecimento de água de Itu, como também suas ações nos deixaram um maravilhoso legado: a construção da Santa Casa de Itu e a inspiração para a trajetória da fascinante história do nosso Santo Padre Bento Dias Pacheco, um dos mais ilustres e iluminado cidadãos ituanos.

Na Igreja Senhor do Horto encontra-se uma placa que foi feita em 1908 para homenagear padre Antonio Pacheco da Silva, por ocasião do centenário do Hospital dos Lázaros. Neste ano de 2018 estamos comemorando 210 anos da inauguração do Hospital dos Lázaros.

O prêmio que leva seu nome foi criado por ocasião do Jubileu de Ouro da Associação Amigos da Cidade de Itu. 

Comentários