Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Jornalista Gisele de Moura Scaravelli tomará posse na Acadil

Cerimônia em Itu ocorre dia 9 de fevereiro.

Jornalista Gisele de Moura Scaravelli tomará posse na Acadil
Gisele foi eleita para a Cadeira nº 06

No próximo sábado, dia 9 de fevereiro, tomará posse como membro efetivo da Academia Ituana de Letras (Acadil) a jornalista ituana Gisele de Moura Scaravelli. Atuante na imprensa de Itu e região, a nova acadêmica é graduada em Comunicação Social e licenciada em História. Dedica-se à divulgação do patrimônio cultural das cidades da região, como Itu, Salto, Indaiatuba, concentrando-se no patrimônio imaterial e tradições populares. Destaque para sua pesquisa sobre a Semana Santa de Itu, intitulada Adoremus. Atualmente também se dedica ao estudo da vida e obra do escritor Nelson Werneck Sodré, um dos patronos da Acadil.

Eleita em 10 de novembro para a Cadeira nº 06, Gisele fará o elogio ao seu patrono, o Jornalista Joaquim Leme de Oliveira Cesar, e aos primeiros ocupantes, Acadêmicos Ednan Mariano Leme da Costa e Mylton Ottoni da Silveira. A cerimônia será realizada no Museu da Energia de Itu (Rua Paula Souza, 669, Centro), às 19h30. A sessão solene é aberta ao público.

Na ocasião, a nova acadêmica será saudada pelo acadêmico Luís Roberto de Francisco. Por feliz coincidência, a obra que liga seu patrono a Itu, as “Notas Históricas de Itu”, primeiro trabalho memorialístico sobre a cidade, está completando 150 anos. O evento também é comemorativo desse sesquicentenário.

A Academia Ituana de Letras é uma associação de escritores fundada em 1992, que conta com trinta membros que se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e Literatura em geral. 

Comentários