Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 20 de junho de 2011

Igreja Nossa Senhora do Patrocínio abre para casamentos

Monumento religioso abrigará também bodas e formaturas.

Crédito: Deborah Dubner / itu.com.br Igreja Nossa Senhora do Patrocínio abre para casamentos
A igreja do Patrocínio foi idealizada pelo Mestre Jesuíno do Monte Carmelo e sua inauguração ocorreu em 1820

Em junho deste ano, a igreja Nossa Senhora do Patrocínio abriu suas portas para casamentos, bodas, formaturas e demais celebrações religiosas.

Para obter informações sobre valores e datas disponíveis, entre em contato com a recepção da igreja, de segunda a sábado, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Igreja Nossa Senhora do Patrocínio
Praça Regente Feijó, 172 – centro – Itu/SP
CEP: 13300-023
Telefone: 4013-7040

História

A igreja foi idealizada pelo Mestre Jesuíno do Monte Carmelo. Após ficar viúvo, ele se ordenou padre e junto com os três filhos e uma filha, construiu toda a igreja e compôs as músicas para a missa de inauguração que ocorreu em 1820.

Considerada a obra máxima desse artista completo – arquiteto, pintor, escultor e músico – é difícil escolher o que é mais bonito na construção: se as pinturas ou os entalhes, se a arquitetura do coro ou o azul céu do semicírculo acima do altar mor.

A Construção Barroca ficou famosa a partir de 1859, quando passou a abrigar o Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, fundado e dirigido pelas Irmãs de São José, e o primeiro colégio religioso dedicado à educação feminina no Estado de São Paulo.

Na igreja está sepultada Madre Maria Theodora Voiron, religiosa francesa, primeira superiora das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil, que se destacou por educar meninas de origem humilde. À Madre Theodora são atribuídas inúmeras graças e seu Processo de Beatificação está em andamento
 

Barros Freire
Comentários