Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 10 de setembro de 2019

Gramático ituano toma posse na Acadil nesse sábado

Roberto Melo Mesquita ocupará cadeira de Bento Dias Pacheco

Gramático ituano toma posse na Acadil nesse sábado
Prof. Mesquita será homenageado

No próximo sábado, dia 14 de setembro, tomará posse como membro da Academia Ituana de Letras (Acadil) o Prof. Roberto Melo Mesquita, ituano, de 73 anos. A sessão solene é aberta ao público e ocorrerá às 10h30, no Museu da Energia de Itu (Rua Paula Souza, 669, Centro).

Mesquita é Mestre em Língua Portuguesa (PUC/SP) e grande conhecedor da gramática portuguesa e latina. Já se dedicou profissionalmente à educação no ensino básico e superior (PUC, UNIP e UNIBAN) sempre atuando na cidade de São Paulo. Ministrou palestras em quase todas as capitais brasileiras. Atualmente continua escrevendo livros didáticos para editoras consagradas.

O Prof. Mesquita é autor de livros sobre a gramática portuguesa pela Editora Saraiva desde 1973. Editou mais de sessenta títulos, dentre os quais Gramática da Língua Portuguesa (11. ed.) e Gramática Pedagógica (31. ed.). Escreve desde 2016 pela WAK Editora, pela qual publicou como coautor “O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa na prática”.

Como pesquisador é membro do Grupo de Pesquisas em Historiografia da Língua Portuguesa (GPeHLP) do IP-PUC/SP e do Grupo de Pesquisa em Educação Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (GPEDLINP) do IP-PUC/SP. Tem vários capítulos, prefácios e artigos publicados. É associado à ABRALE (Associação Brasileira de Autores de Livros Educativos), da qual já foi vice-presidente. É também membro da UBE (União Brasileira dos Escritores).

O acadêmico tomará posse como primeiro ocupante da Cadeira 33, uma das novas criadas pela Acadil no seu jubileu de prata. Tem por patrono o poeta ituano Capitão Bento Dias Pacheco (1756-1829), um dos mais antigos escritores locais, autor de elegantes versos latinos e em língua portuguesa recentemente encontrados pela Acadil. A produção do capitão Bento Pacheco foi registrada em caderno datado de 1806, verdadeiro tesouro, possivelmente a mais antiga produção literária local. Alguns poemas serviram ao novo acadêmico para o elogio a seu patrono que proferirá na sessão solene da Academia.

Bento Dias Pacheco foi proprietário de terras em Itu, patriarca de poderosa família que muito contribuiu no campo das artes e da ação social. Deixou, dentre seus descendentes o neto de mesmo nome, padre, cujo bicentenário de nascimento será lembrado na mesma sessão solene.
Roberto Melo Mesquita será saudado pelo acadêmico Bernardo Campos.

A Academia Ituana de Letras (ACADIL) é uma associação de escritores fundada em 1992, que conta com trinta e dois membros que se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e Literatura em geral. 

Comentários

Ariza Centro Veterinrio