Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Falece em Itu o professor e empresário Mylton Ottoni da Silveira

Enterro ocorre no Cemitério Municipal.

Crédito: Arquivo/Itu.com.br Falece em Itu o professor e empresário Mylton Ottoni da Silveira
Mylton Ottoni

Faleceu em Itu, na madrugada do dia 6 de agosto, o acadêmico Mylton Ottoni da Silveira, aos 82 anos. Casado com a Sra. Inês da Silveira, deixou os filhos Marcelo e Maurício e netos. O corpo está sendo velado no Velório Municipal e o enterro acontece às 17 horas do mesmo dia, no Cemitério Municipal de Itu.

Nascido em Cabreúva, a 29 de julho de 1936, Mylton era professor normalista diplomado pelo Instituto de Educação Regente Feijó. Estudou Pedagogia e Administração Escolar. Trabalhou como professor e Diretor de Escolas do Ensino Público do Estado de São Paulo. Como empresário, fundou e dirigiu a Editora Ottoni, responsável pela edição de mais de mil títulos de obras literárias e técnicas. Desta forma impulsionou a produção literária nas regiões de Itu e Sorocaba, responsável pela reedição de dezenas de obras históricas da literatura regional, de autores como Aluísio de Almeida, Francisco Nardy Filho, Cornélio Pires e Augusto Cesar de Barros Cruz.

Era estudioso da formação do povo paulista e das antigas aldeias do interior. É autor de “1000 Questões” (1976) além de diversos trabalhos publicados em revistas das associações que participa, como o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba. Era associado de diversas entidades como o Rotary Club de Itu, a Sociedade Amigos da Cidade de Itu (Saci) e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu. Na Academia Ituana de Letras (Acadil) ocupava desde 2009 a Cadeira nº 06, cujo patrono é o jornalista Joaquim Leme de Oliveira Cesar.

A Acadil homenageará a memória do acadêmico Mylton Ottoni da Silveira em sua reunião mensal, no próximo dia 11 de agosto (sábado), às 10 horas, na Sala Padre Luís Yabar (Igreja do Bom Jesus).

Homenagens

Além da Acadil, Mylton Ottoni recebeu homenagem do Rotary Club de Itu que anunciou a triste notícia em sua página no Facebook. "Pedimos que Deus o receba com muito carinho e conforte os seus familiares", destacou a publicação da associação. 

A jornalista e colunista do Itu.com.br Ditinha Schanoski também lembrou do companheiro em sua rede social: "É com pesar que registramos o falecimento do Sr. Mylton Ottoni da Silveira. Nossos sentimentos à família enlutada. Muito deve a cidade de Itu a este cidadão que trabalhou por Itu. Que sua alma descanse em paz!", disse.

Já o linguista e mestre em Administração, professor Sidarta Martins, republicou em sua coluna a bela homenagem que havia feito a Mylton Ottoni em 2016. Em seu texto, ele ressalta e agradece o grande trabalho que o professor e empresário teve em prol da cidade. "Com a alma apertada, mas extremamente agradecido, publico novamente este texto. Meu abraço terno à família e aos milhares de amigos, espalhados por este Brasil afora". 

O diretor do Itu.com.br, Alan Dubner, também fez questão de falar sobre o companheiro: "Mylton Ottoni foi um Ser humano extraordinário. Ele tinha um amor profundo pelas palavras e pela divulgação destas. Tinha uma fome pela nossa história e descobria as frestas escondidas nos arquivos e livros antigos. Dos Peabirus à Maniçoba encontrava os pontos que faltavam para completar a história que ocorreu antes da vinda dos europeus. Descobriu a paixão pela edição de livros e produziu uma vasta coleção que não seriam publicados se não fosse seu amor pelas palavras. Mylton adorava a educação e estava presente nas principais entidades da cidade. Itu, Cabreúva, Indaiatuba, Sorocaba, Tietê e outras cidades que homenageavam o 'nosso' querido Mylton Ottoni. Me sinto honrado de ter compartilhado algumas jornadas com esse Homem de bem! Descanse em paz querido amigo!", afirmou.


Um pouco de sua trajetória

Muitas foram as publicações no Itu.com.br que ajudaram a contar um pouco da rica trajetória de Mylton Ottoni. Em homenagem, separamos algumas que nos fazem reviver momentos felizes que marcaram sua vida. Confira:

Fevereiro/2016 - José Padovani e Mylton Ottoni recebem a Medalha "Domingos Fernandes"

Junho/2014 - Mylton Ottoni recebe Medalha M.M.D.C. em Sorocaba

Março/2010 - Mylton Ottoni assume Cadeira 6 da Academia Ituana de letras

Março/2008 - Mylton Ottoni opina sobre nossa Estância Turística

Outubro/2006 - Editor Mylton Ottoni dá curso na Casa do Escritor

Abril/2006 - Mylton Ottoni recebeu título de cidadão Sorocabano

Fevereiro/2005 - Cornélio Pires da Editora Ottoni está fazendo sucesso

Comentários