Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 28 de maio de 2019

Falece em Itu a Profa. Maria de Lourdes Figueiredo Sioli

Enterro ocorreu no Cemitério Municipal.

Crédito: Arquivo/Itu.com.br Falece em Itu a Profa. Maria de Lourdes Figueiredo Sioli
Maria de Lourdes atuou nas áreas de Educação, Cultura e Turismo

Faleceu em Itu, na madrugada do dia 24 de maio, a Acadêmica Profa. Maria de Lourdes Figueiredo Sioli, aos 80 anos. O enterro ocorreu no Cemitério Municipal de Itu. A Academia Ituana de Letras (Acadil), o Coral Vozes de Itu e o Museu da Música decretaram luto de três dias em memória de sua grande incentivadora.

Nascida em Amparo, a 13 de janeiro de 1939, mudou-se para Itu em 1952, formando-se professora no Instituto de Educação Regente Feijó. Era Pedagoga formada pela Faculdade de Lins e Administradora Escolar (PUC-SP). Atuou como professora e diretora de escolas da Rede Estadual paulista onde se aposentou. Foi professora universitária e coordenadora em escolas de Itu.

Em 1989 se tornou a primeira Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Itu, desenvolvendo amplo projeto de estruturação de departamentos culturais, dentre eles a EMIA Manolo Santoro, a Biblioteca Infantil, o Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu revitalizou a Biblioteca Pública Municipal, o Museu de Arte Sacra Padre Jesuíno do Monte Carmelo.

Dentre as associações culturais foi a criadora da Academia Ituana de Letras (Acadil), à qual pertenceu desde 1993, ocupando a Cadeira nº 28, tendo por patrono o Regente Feijó. Presidiu a Academia entre 2005 e 2008. Criou também o Instituto de Estudos do Vale do Tietê (INEVAT) da qual foi a primeira presidente (1993). Foi presidente da Associação Cultural Vozes de Itu por oito anos, momento em que o grupo valorizou de maneira notável a música de raiz brasileira e a mergulhou na pesquisa e divulgação música dos compositores de Itu. Participou do grupo fundador do Instituto Cultural de Itu (1999) e do Museu da Música – Itu, no qual ocupava a função de Curadora, desde 2007.

Ao completar 80 anos, em janeiro de 2019, lançou o livro "Anos Dourados, reunião de crônicas e memórias". Foi também vereadora à Câmara Municipal de Itu entre 1994 e 1996. Viúva do Sr. Dante Sioli, deixou irmãos, os filhos Ana Luiza, Ana Beatriz e Dante, genros, netos e um bisneto.

Comentários

Ariza Centro Veterinrio