Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 18 de maio de 2018

Comissão da Diversidade Sexual de Itu é lançada em coquetel

Evento no Gandini Hotel reuniu autoridades e militantes.

Crédito: Divulgação/Codisei Comissão da Diversidade Sexual de Itu é lançada em coquetel
Coquetel de lançamento da Codisei

A homofobia é a repulsa ou aversão aos homossexuais. O preconceito em muitas sociedades impede que gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros possam exercer livremente a sua cidadania ou viver em segurança. São alvos de discriminação e constantemente ameaçados com insultos ou agressões físicas. No entanto, uma nova frente promoverá ações para garantir cidadania e direitos humanos de LGBTI+ na cidade de Itu. Na noite de 17 de maio, no Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia, foi realizado no Gandini Hotel o coquetel de lançamento da Comissão da Diversidade Sexual de Itu (CODISEI).

A CODISEI tem como objetivo organizar atividades direcionadas ao público com foco em temas LGBTI+, além de contribuir para a construção de uma sociedade democrática, na conduta ética, na transparência e no compromisso de que nenhuma pessoa será submetida a quaisquer forma de discriminação, coerção e violência em razão de sua orientação sexual ou associação de gênero.

"A conquista dos direitos LGBTI+ avançou rapidamente nos últimos anos, mas há muito a ser feito. Não basta mudar a lei, é preciso mudar a cultura das pessoas. É preciso ir além da transmissão de informação e promover diálogos e espaços de ruptura da visão moralista e conservadora sobre sexualidade e gênero que reproduzem valores machistas, heteronormativos e homofóbicos. É com este pensamento que criamos a CODISEI", destacou o presidente da comissão, Felipe Cavalheiro.

Participam também da comissão Ramon Olads, vice-presidente e Diretor Jurídico; Paulo Claro, 1° Tesoureiro e Diretor de Eventos; Rafael Stuchi Ferreira, Relações Públicas; Lucas Bruni, 1° Secretário Executivo e Mariana Milanez,2° Secretária Executiva.

Presente no coquetel, o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, fez trocadilho com o slogan de seu governo – “Itu sem igual vira Itu Igual para todos”, em respeito à comunidade LGBTI+. “A melhor forma para não ter preconceito é não se preocupar com a forma de demonstrar isso. Nada é melhor do que você discutir cidadania quando temos a tranquilidade de entender que todos são iguais. É preciso trazer esta discussão de forma serena. Para melhor fazer isso, é necessário institucionalizar a discussão. Neste sentido, vi com bons olhos a criação da CODISEI. Vejo que esta discussão não vem junto com atos de radicalismo, nem de direita, nem de esquerda e nem de outras faces da sociedade civil. Acredito estarmos no caminho certo. Quando se tornamos prefeitos, passamos a governar para toda uma cidade. Aqueles que enxergam isso de forma plena e serena, vão saber que existe uma maneira de tratar todos como iguais: fazendo projetos que torne grandes ideias em caráter oficial", discursou.

Participaram também do lançamento da CODISEI Patrícia Muller Gazzola, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itu (Funssol); Débora Malheiros, coordenadora geral de apoio aos programas da Secretaria de Justiça do Governo de SP; Sérgio de Paula, do Ministério da Cultura; Rodrigo Tomba, Secretário de Governo em Itu; Vinicius Salton, Secretário de Turismo, Lazer e Eventos; Geraldo Gonçalves, Secretário da Cultura, Thiago Gonçales, vereador de Itu, José Branco, Diretor de Habitação, Analise Barbosa, Diretora da Promoção Social; Andrea Contiero, presidente da AMAI e Caio Carvalho, modelo transgênico.

Primeiras ações

De acordo com Felipe Carvalho, as primeiras ações incluem o Concurso Cultural para escolha do tema da VI Parada LGBTI de Itu 2019 e também aprovar a Lei que institui a Semana da Diversidade LGBTI+ e a Parada do Orgulho LGBTI+ no Calendário Oficial de Eventos da Estância Turística de Itu - já enviada para a Câmara dos Vereadores de Itu para aprovação.

Comentários