Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 12 de setembro de 2017

Cerimônia de Posse dos novos Vereadores Mirins ocorre nesta quinta

Conheça os alunos eleitos para a 2ª Legislatura do projeto.

O Instituto do Legislativo Ituano (ILI) promove na próxima quinta-feira, dia 14 de setembro, a Cerimônia de Posse dos alunos eleitos para a 2ª Legislatura de 2017 do Projeto Vereador Mirim. O evento aberto ao público acontece na Câmara de Vereadores de Itu, às 19 horas.

Na última quarta-feira, dia 6, os Vereadores Mirins se reuniram no ILI para uma qualificação sobre o funcionamento da Câmara e o quê faz um vereador. Na ocasião, os estudantes também entregaram uma redação, escrita a partir da compreensão de um texto sobre o papel do Legislativo.

O Vereador Mirim Luan Ítalo dos Santos Fiorele ressaltou que o vereador é quem traça o caminho e leva os projetos de lei para o Poder Executivo. Já a Vereadora Mirim Giúlia Tenório de Souza destacou que o vereador fiscaliza o Poder Executivo, além de propor, debater e elaborar leis para o município. A jovem ainda frisou o papel do eleitor, que deve acompanhar as sessões e visitar os gabinetes no período de expediente para conversar com os vereadores, garantindo que suas propostas sejam ouvidas, além de verificar se o trabalho está sendo cumprido corretamente.

Confira quem são os Vereadores Mirins eleitos das escolas participantes:

Adrielle Moura Barbieri - EE Prof. Anthenor Fruet
Amanda Karen Motozono - Colégio Integrado Monteiro Lobato
Amanda Laura Martins de Oliveira - EMEF Convenção de Itu
Elifelete Carlos Cavalcante - EE Prof. Salathiel Vaz de Toledo
Enzo Dalton Arraval - Instituto Branta de Educação e Cultura
Giovanna de Toledo Fontes - EE Prof. José Leite Pinheiro Júnior
Giúlia Tenório de Souza - EE Prof. Rogério Lázaro Toccheton
Lucas Alves de Melo da Silva - Colégio SESI
Luan Ítalo dos Santos Fiorele - EE Profª Mércia Maria Cazarini
Ohana Gabriela dos Santos Fazenda - EE Profª Priscila de Fátima Pinto
Pedro Evangelista da Silva - EMEF Profª Marilze Calil
Sandro Rogério Ferreira Júnior - EE Dr. Benedito Lázaro de Campos
Sidney Adão Veloso Júnior - EE Francisco Nardy Filho

O projeto

O projeto visa proporcionar aos jovens estudantes, “Vereadores Mirins”, aprenderem na prática como funciona o Legislativo Municipal, vivenciando como se desenvolvem as relações entre o poder público e a comunidade e terem base de conhecimento para avaliarem o papel do Vereador no munícipio e a comunidade.

O objetivo é contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de comprometer, inovar e transformar politicamente a realidade. Os Vereadores Mirins, estudantes do Ensino Fundamental, escolhidos e eleitos em suas escolas, podem defender suas posições, fazerem discursos, polemizarem e efetivamente, votarem seus projetos com todas as normas e regras de uma sessão ordinária.

O projeto já existe em muitos municípios do Brasil e foi idealizado através do ILI – Instituto do Legislativo Ituano pela Lei nº 1631 de fevereiro de 2014, e apresentado pelo Vereador José Josimar Ribeiro da Costa, porém não havia sido implementado na cidade. Com a nova legislatura o projeto voltou a ser avaliado com pequenas modificações, alterado na Lei nº 1876 de fevereiro de 2017, apresentado pelo Vereador José Galvão Moreira Filho.  

Comentários