Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Centenário do Regimento Deodoro é celebrado em Itu

Houve formatura e troca de passagem de comando do quartel.

Crédito: Cb Eduardo Centenário do Regimento Deodoro é celebrado em Itu
Comemorações dos 100 anos do Quartel de Itu

O 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve - Regimento Deodoro, realizou no dia 20 de janeiro, as festividades do centenário da unidade. Dentre as comemorações, ocorreu uma formatura com 29 militares que representou a primeira cerimônia militar ocorrida em frente à fachada do “Quartel de Itu”, em sua inauguração, em 1918, ocupando o lugar do antigo Colégio Jesuíta São Luís.

Durante o evento, o Regimento Deodoro foi presenteado com uma Bandeira Nacional pela Sociedade Amigos da Cidade de Itu (SACI), simbolizando a profunda integração da cidade com a unidade. A bandeira permanecerá hasteada em frente à fachada histórica durante todo o ano de 2018.

Em seguida, foi inaugurada a Galeria de Painéis Fotográficos “Gen Ex Antônio Joaquim Soares Moreira” no interior do Pavilhão Principal do Regimento Deodoro. A galeria possui fotos históricas desde a construção do prédio pelos padres Jesuítas, há 150 anos, até os dias atuais.

Houve também a inauguração do retrato do Comandante Sucedido, Coronel Erb Lyra Leal, na Galeria de Antigos Comandantes do Regimento Deodoro, no gabinete de comando do 2º GAC L. A partir desse momento, o Coronel Erb faz parte do seleto grupo dos eternos Comandantes do Regimento.

Por fim, no Pátio Marechal Levy Cardoso, ocorreu a cerimônia de Passagem de Comando do 2º GAC L. O Tenente-Coronel Ricardo Alves Pereira recebeu o Comando do Coronel Erb Lyra Leal. Após dois anos de trabalho, o Coronel Erb deixa a chefia do Regimento para realizar curso na Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro/RJ. Sob o seu comando, o Regimento Deodoro participou de importantes operações do Exército Brasileiro em 2016/17. Entre eles está a Missão de segurança dos Jogos Olímpicos - Rio 2016. 

Participaram das cerimônias os excelentíssimos senhores: General de Exército Jão Camilo Pires de Campos, Comandante Militar do Sudeste; General de Exército Francisco Roberto de Albuquerque; Comandante do Exército de 2003 a 2007; General de Divisão Eduardo Diniz; Comandante da 2ª Divisão de Exército; General de Divisão Adalmir Manoel Domingues, Comandante da 2ª Região Militar, General de Brigada Carlos Sérgio Camara Saú, Comandante da 11ª Bda Inf L; General de Brigada Edson Diehl Ripoli, 1º Subchefe do Estado-Maior do Exército; General de Brigada Maurílio Miranda Netto Ribeiro, Comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea; antigos Comandantes do Regimento Deodoro, dentre outras personalidades.

Centenário do Regimento Deodoro é celebrado em Itu

Novo comando

Ao ser nomeado para ser o Quinquagésimo oitavo Comandante do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, O Tenente-Coronel Ricardo Alves Pereira está servindo na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro/RJ. Tenente-Coronel Pereira Incorporou às fileiras do Exército em 18 de fevereiro de 1991, na Escola Prepara-tória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas/SP, sendo declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia em 1995. Serviu no 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, em Barueri/SP, como Oficial Subalterno.

Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2003. Desempenhou as funções de Comandante de Subunidade e Oficial de Estado-Maior no 13º Grupo de Artilharia de Campanha, em Cachoeira do Sul/RS de 2004 a 2006 e no 17º Grupo de Artilharia de Campanha, sediado em Natal-RN de 2007 a 2010.

Cursou a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 2011 e 2012. E como Oficial de Estado-Maior, chefiou as 2ª e 3ª Seções do Comando de Artilharia do Exército, em Porto Alegre/RS em 2013/14. Realizou o Curso Avançado de Operações Psicológicas em 2014.

Em 2015, realizou o Curso de Estado-Maior Conjunto no Instituto de Estudos Su-periores, em Portugal. Desempenhou a função de Instrutor do Curso de Comando e Estado-Maior da ECEME, Rio de Janeiro-RJ, em 2016 e 2017. Foi condecorado com a Medalha Militar de Prata, a Medalha Marechal Osório, a Medalha da Vitória e a Medalha Corpo de Tropa. Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2015.

Centenário do Regimento Deodoro é celebrado em Itu

100 anos de glórias e tradição

Instalado onde outrora foi o antigo Colégio São Luiz, o Regimento Deodoro completou, no dia 20 de janeiro de 2018, 100 anos de glórias e tradição. Nesta mesma data, em 1918, o Pavilhão Nacional foi hasteado pela primeira vez na fachada do quartel. O Regimento se instalou com um contingente de apenas 29 homens, com o nome de 7º Regimento de Artilharia Montada, tendo seu nome mudado, um ano depois, para 4º Regimento de Artilharia Mon-tada (4º RAM)

O Quartel de Itu foi protagonista de diversos momentos históricos do nosso país. Em 1932, combateu a favor da constitucionalidade e democracia brasileira na Revolução de 1932. Durante a 2ª Guerra Mundial, o 4º RAM esteve alocado em Maceió – uma das principais pontes brasileiras para o teatro de operações na Europa – em condições de cumprir missões de guerra.

Em 1948 recebeu a denominação histórica de Regimento Deodoro, em homenagem ao Ma-rechal Deodoro da Fonseca proclamador da república brasileira.

Em 2005, com chegada dos modernos e versá-teis obuseiros Otto Melara, de 105 mm, o Regimento foi renomeado como 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve.

O Quartel de Itu participou ativamente de recentes operações de pacificação do Exército Brasileiro. Nos anos de 2010 e 2012, integrou as forças de pacificação dos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, para combater o narcotráfico e restabelecer a ordem. Em 2014, integrou novamente a força de pacificação do Rio de Janeiro, nas operações no Complexo da Maré. Participou ainda das missões de segurança da Copa do Mundo de Futebol (2014) e dos Jogos Olímpicos - Rio 2016.

Em 2013, o Regimento Deodoro participou do 19º Contingente do Batalhão Brasileiro de Força de Paz (BRABAT) das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH). Em seis meses, 96 militares participaram efetivamente de operações para a reestruturação do país mais pobre da América Latina.

Comentários