Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 17 de maio de 2019

Câmara de Itu sedia sessão solene de posse dos Vereadores Mirins 2019

Houve ainda eleição de mesa e apadrinhamento.

Crédito: Divulgação/Câmara de Vereadores de Itu Câmara de Itu sedia sessão solene de posse dos Vereadores Mirins 2019
Vereadores Mirins com seus Vereadores Padrinhos

A Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu realizou, na noite de 16 de maio, a Sessão Solene de Posse, Eleição de Mesa e Apadrinhamento dos Vereadores Mirins da Legislatura 2019.

O primeiro ato solene da noite foi a posse. Sob o comando do presidente da Câmara, Givanildo Soares da Silva (Giva) e com os trabalhos secretariados pelo Vereador Mirim João Vitor Costa dos Santos, os Vereadores Mirins, eleitos democraticamente em suas escolas, assumiram o “compromisso de exercer o mandato com dedicação e lealdade, respeitando a lei e promovendo o bem estar do município” e assinaram o termo de posse.

Em seguida, conforme o regulamento do Projeto Vereador Mirim, Giva passou a presidência da sessão à vereadora mirim Caroline Novaes Passos, que deu início à eleição da Mesa Diretora Mirim. Duas chapas disputaram o pleito. Foram elas:

Chapa 01
Presidente: Ana Beatriz Silva de Andara
Vice-presidente: Beatriz Camargo Valentini
1º Secretário: Rebeka Andrade da Silva
2º Secretário: Maria Clara de Aquino Fairbanks Barbosa

Chapa 02
Presidente: João Vitor Costa dos Santos
Vice-presidente: Luiz Gustavo Santana dos Santos
1º Secretário: Matheus Rowe Ferreira de Lima
2º Secretário: Silvio Qing Hua Zhao

Por 9 votos a 4, a Chapa 1 foi eleita e a Mesa Diretora Mirim tomou posse de seus lugares e deu continuidade aos trabalhos com o apadrinhamento dos Vereadores Mirins. Em ordem alfabética, os Mirins sortearam os edis que irão orientá-los durante o mandato e auxiliá-los na elaboração dos projetos. 

Agora, os Vereadores Mirins, com suporte de seus padrinhos, começam a elaboração e redação de seus projetos de lei, que deverão ser apresentados na 1ª Sessão Ordinária Mirim, em setembro. As capacitações promovidas pelos ILI e continuam até o fim do ano.

O presidente Giva ressaltou a relevância do envolvimento dos familiares e das escolas com o projeto e destacou uma situação atípica em relação à política: a representação feminina na Câmara Mirim. Dos 13 mirins eleitos, 9 são meninas.

A Diretora Presidente do Instituto do Legislativo Ituano, Regina Lonardi, parabenizou os alunos e destacou a responsabilidade dos Vereadores Mirins. “Cabe a vocês desenvolverem um bom projeto para o bem estar comum. Desde 2017, quando foi implantado, 3 projetos dos vereadores mirins se tornaram lei em nossa cidade. Esperamos que novos projetos dos vereadores mirins se tornem leis e com isso ajudem cada vez mais Itu”

O evento contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre pais de alunos, colegas, professores, diretores e autoridades. Compareceram à solenidade o presidente da Câmara, Givanildo Soares da Silva, o secretário de governo Rodrigo Tomba, representando o prefeito Guilherme Gazzola, os vereadores Dr. Benedito Roque Moraes, Dr. Henrique de Paula Santos, Dr. José Galvão Moreira Filho, Manoel Monteiro Gomes, Maria do Carmo Thomaz Piunti, Normino José de Oliveira, Rodrigo Oliveira Macruz, Dr. Sérgio Castanheira de Souza, Thiago Gonçales e Wilson Benedito Leonardi.

Também estiveram presentes Daniel Alcântara, representando o deputado federal Herculano Passos, a supervisora de ensino Rita de Cássia Marcolino Polaz, representando o Dirigente de Ensino da Região de Itu, Claudemir Braz de Campos; Maria Aparecida de Arruda Bertagnoli, representando o secretário da Educação, Walmir Scaravelli, e os chefes de gabinete Caroline Pevarello, representando o vereador Dr. Ricardo Giordani, e Alessandro Domingos, representando o vereador Luciano Alves Ribeiro.

O projeto

Instituído pela Lei Municipal Nº 1631/2014, o “Vereador Mirim” é realizado através do Instituto do Legislativo Ituano (ILI), que promove aos jovens estudantes do Ensino Fundamental educação política apartidária e tem como objetivo contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de comprometer, inovar e transformar politicamente a realidade. 

Comentários