Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Bica d'água se torna alternativa para enfrentar racionamento em Itu

Moradores fazem fila no local para encher garrafas e galões.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Bica d'água se torna alternativa para enfrentar racionamento em Itu
Moradores de vários bairros de Itu recorrem à bica da Vila Santa Terezinha para encher garrafas e galões

A bica d’água localizada no bairro Vila Santa Terezinha se tornou um dos locais mais frequentados de Itu nos últimos meses. Isso porque a cidade enfrenta um rígido racionamento desde fevereiro e muitas casas ficam até 15 dias sem abastecimento, nem de caminhão-pipa, o que torna a fonte uma opção para que os moradores obtenham água potável e gratuita, já que o espaço é público.

Com cinco torneiras de cada lado (sendo que uma estava quebrada no momento em que nossa reportagem esteve no local), a bica é procurada por moradores de várias partes da cidade, como o aposentado Carlos César Zacarias, que reside no Jardim Aeroporto. Ele conta que carrega até sua casa cerca de 700 litros de água por dia em galões e garrafas.

“Venho de quatro a cinco vezes ao dia, de domingo a domingo”, conta o aposentado. A dona de casa Kelly Cristina também tem que recorrer à bica várias vezes por dia. “Eu tenho que estar vindo duas, três, quatro vezes por dia pegar água pra beber, pra tomar banho, pra cozinhar, pra lavar roupa. Está complicado”, desabafa a morada do bairro Nossa Senhora da Candelária.

Alguns moradores vêm de longe para obter água na bica. É o caso do marceneiro Ednaldo Aparecido, que mora no bairro Vila Ianni, um dos mais afetados com o racionamento, e precisa ir até a fonte no mínimo duas vezes por semana para encher garrafas e galões de 20 litros. Para ele a situação está crítica.

“De manhã veio um pouquinho (de água), mas tem que levantar de madrugada para pegar, porque está difícil”, conta o marceneiro, que foi até a bica d’água com sua esposa e filhos, que ajudavam a carregar os galões e garrafas até o carro.

A bica, que fica localizada na Rua Luís Alberto Rodrigues de Oliveira, não conta com segurança. Mas, segundo os moradores das redondezas, guardas municipais estiveram no local recentemente para garantir que nenhum tumulto acontecesse.

Além de baldes e garrafas, alguns cidadãos enchem caixas d’água inteira no local. “Esses dias teve um que encheu uma caixa d’água. Colocou uma mangueira na torneira e encheu”, contou um dos moradores que utilizavam a bica no momento da reportagem.

Muitos idosos utilizam o local e têm que, além de encher as garrafas, carregá-las até o carro ou mesmo até suas residências. Em momentos como esse, surge a solidariedade do povo ituano. “Aqui um ajuda o outro”, comentou um morador.

Confira o depoimento de um morador que utiliza a bica d'água:

André Roedel/Itu.com.br
Morador da Vila Ianni, o marceneiro Ednaldo Aparecido desabafa
Comentários