Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Banco do Brasil premia projetos de entidades ituanas

Apae e POEAO receberam cheques simbólicos em cerimônia.

Crédito: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu Banco do Brasil premia projetos de entidades ituanas
O prefeito Guilherme Gazzola e o superintendente regional de varejo e governo do Banco do Brasil, André Luís Rocha Pontes, fizeram a entrega simbólica dos cheques às entidades

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itu e a Associação Oficina Escola de Artes e Ofícios (POEAO) de Itu receberam cheques simbólicos destinados pelo Banco do Brasil, como premiação a projetos realizados pelas referidas entidades. O evento, promovido pelo Banco do Brasil em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, ocorreu no auditório do Sindicato dos Empregados no Comércio (Secom) na tarde de 9 de fevereiro.

O prefeito Guilherme Gazzola e o superintendente regional de varejo e governo do Banco do Brasil, André Luís Rocha Pontes, fizeram a entrega simbólica dos cheques às entidades. Na oportunidade, o prefeito enfatizou a sua admiração pela história de vida das entidades premiadas e de seus respectivos representantes no evento, Marcos Antonio Domingues Barbieri (diretor financeiro da Apae) e Raul de Souza Almeida (presidente do POEAO). Os recursos que foram destinados às entidades totalizam R$79.750,00 e são provenientes da renúncia fiscal do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica.

A renúncia fiscal é um mecanismo que permite às empresas destinarem anualmente até 1% do imposto devido para programas e projetos de caráter público vinculados ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA), Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e ao Fundo dos Direitos do Idoso. A Apae de Itu foi premiada pelo projeto de Inclusão Digital e a POEAO pelo Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios.

Criada em 1967, a Apae de Itu tem como missão promover e estimular o desenvolvimento de programas de prevenção da deficiência, de promoção, de proteção, de inclusão, de defesa de direitos da pessoa com deficiência. O Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios tem como filosofia de trabalho a formação de aprendizes de 16 a 24 anos incompletos, em restauro de Patrimônio Histórico Cultural promovendo sua inclusão social e laboral. A Associação Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu, criada em 2006, é uma entidade privada, socioassistencial, sem fins lucrativos, mantenedora do Projeto.

Os projetos premiados são indicados por funcionários do Banco do Brasil, inscritos no Programa de Voluntariado da empresa. Desde 2003, quando o Banco do Brasil iniciou a destinação de recursos para o FIA, já foram liberados R$85 milhões. A partir de 2014, o Banco passou a destinação da renúncia fiscal também para a atenção oncológica e o apoio a idosos.

Comentários