Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 31 de julho de 2017

APAE Itu inaugura sede própria em cerimônia emocionante

Solenidade foi realizada na manhã de 29 de julho.

Crédito: Alan Dubner/Itu.com.br APAE Itu inaugura sede própria em cerimônia emocionante
Alunos cortam fita inaugural

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Uma cerimônia emocionante foi realizada na manhã de 29 de julho, para inaugurar a nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itu (APAE), após nove anos de obras. Diretores, funcionários, empresários, autoridades, imprensa e familiares dos atendidos se reuniram para, juntos, comemorar a tão sonhada conquista do prédio próprio da entidade.

A solenidade contou com discursos, homenagens, benção do Padre Paulo Eduardo da Paróquia São Judas Tadeu e apresentação da fanfarra da APAE animando os presentes. E para completar o clima de festa, os Doadores de Alegria estiveram presentes distribuindo sorrisos e bexigas. O corte da fita inaugural foi realizada por um pequeno grupo, que representou os 230 alunos da cidade, que agora terão um espaço de referência para as associações de todo o país nos cuidados com os excepcionais.

"Hoje o sonho se torna realidade. Muitos sonharam, muitos ajudaram e juntos realizamos", afirmou o atual presidente da APAE Armando Micai. Iniciada em 2008, a obra só se concretizou com a ajuda de diversos colaboradores, que acreditaram na luta pela defesa dos direitos da pessoa com deficiência e aos poucos foram dando forma ao projeto. "Tem sido um trabalho de muitas e muitas mãos colaborando. Mãos valiosas, mãos bondosas e mãos compreensivas", conta a presidente de honra Anna Carolina Pacheco.

Para o prefeito Guilherme Gazzola, duas características foram fundamentais para esta inauguração. "Uma delas é a cidadania. Quando a sociedade se mobiliza ela constrói, ela faz, mostra que é possível fazer algo grande e responsável. E outra é uma das mais fundamentais e belas características do ser humano, chamada generosidade".  

Construída num terreno de 14.256 metros quadrados, a sede possui uma infraestrutura completa voltada para a saúde e educação, proporcionando melhores condições de atendimento para as crianças. O espaço conta com salas de aula, academia de ginástica, piscina aquecida para hidroterapia, sala de informática adaptada, campo de futebol, quadra coberta, entre muitas outras instalações. A nova sede da APAE está localizada na Avenida Daniel Ratti, 253, no bairro Pinheirinho - Itu/SP.
 



A APAE Itu

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE de Itu, é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro em Itu SP. Sua fundação aconteceu no dia 6 de dezembro de 1967, por um grupo de abnegados que sentiram a necessidade de criar um atendimento que valorizasse, acolhesse e preparasse o excepcional para sua justa integração à sociedade.

Seu primeiro presidente foi o Sr. Olavo Valente de Almeida e ela passou a funcionar na Rua Floriano Peixoto, atual prédio do velório Municipal, atendendo aproximadamente 8 alunos. Posteriormente, devido a necessidade de ampliação, passou a funcionar no atual endereço. Ela permanece aqui graças a um regime de comodato válido por 50 anos, cuja escritura foi lavrada em 1982, tendo já transcorrido mais de 30 anos.

A APAE conta com recursos próprios que são conquistados graças a iniciativa de seus diretores, criando a Lotérica da APAE de Itu (única do Brasil) e o setor de Telemarketing, que consegue significativas doações junto a maravilhosa comunidade Ituana. Recebe também apoio do governo Municipal, Estadual e Federal. A APAE de Itu conta atualmente com 61 funcionários distribuídos entre os diversos setores, que de uma forma dedicada e profissional atendem as necessidades dos alunos. Por acreditar nas possibilidades transformadoras da Educação, A APAE de Itu é mantenedora da Escola de Educação Especial e Ensino Fundamental "Professora Carolina de Moraes Macedo", jurisdicionada a Diretoria Regional de Ensino de Itu.

Leia mais: www.apaeitu.org.br

Comentários