Turismo

Publicado: Quinta-feira, 10 de abril de 2014

Guia turístico para a Copa do Mundo é lançado em São Paulo

Publicação traz roteiros de várias cidades, inclusive Itu.

Crédito: Comitê Paulista da Copa do Mundo Guia turístico para a Copa do Mundo é lançado em São Paulo
Raquel Verdenacci, coordenadora executiva do Comitê Paulista, apresenta o guia

Praias paradisíacas, belos cenários nas montanhas, lugares históricos, variadas opções de turismo de aventura. Poucos sabem, mas tudo isso pode ser encontrado no estado de São Paulo, a poucos quilômetros da capital e consta nos 55 roteiros que integram o guia “Roteiros Paulistas”, lançado na manhã desta quarta-feira, dia 9 de abril, no Museu do Futebol, na presença do governador Geraldo Alckmin e do prefeito de Itu, Antonio Tuize.

A publicação com 236 páginas, desenvolvida através do Comitê Paulista 2014 e da Secretaria de Turismo, apresenta a brasileiros e estrangeiros uma surpreendente oferta de opções turísticas contemplando todos os perfis de público. Durante a cerimônia de lançamento, o governador salientou que o guia “Roteiros Paulistas” é um convite de São Paulo para receber com carinho, qualidade e competência os turistas do Mundial.

“Estamos a pouco mais de dois meses da abertura da Copa e temos no turismo um grande gerador de emprego e renda. Devemos receber 300 mil estrangeiros do total de 1,2 milhão turistas previsto para São Paulo. Os brasileiros de São Paulo vão receber 15 seleções, que escolheram o Estado para ficar. Temos um DNA cosmopolita, de gente formada pelos quatro cantos do Brasil e do mundo e isso faz se sentir em casa”, avaliou.

O guia traz roteiros definidos de acordo com o perfil dos turistas das Copas e do curto período que terão disponível entre os jogos. São 55 roteiros em 49 municípios, a até 300 quilômetros da capital, com opções de um, dois ou três dias e que mostram a variedade dos destinos paulistas, muito além dos negócios. São quatro temas: sol e praia, cultura e lazer, comer e beber e aventura e natureza.

“O guia reúne os principais atrativos, ao redor da capital paulista, para ajudar o visitante a organizar sua viagem ao estado durante e depois da Copa. Uma estratégia de promoção de uma parte surpreendente do estado de São Paulo que muita gente ainda não conhece”, acrescenta Raquel Verdenacci, coordenadora executiva do Comitê Paulista 2014.

Itu traz um roteiro histórico e de diversão que é um exagero de gostoso, basta chegar perto da cidade. Presente na cerimônia, o prefeito Antonio Tuize, revelou que a cidade está se preparando há três anos e meio para receber os turistas da Copa do Mundo e será a casa de duas seleções: Rússia e Japão.

“Desde 2010 estamos envolvidos com o Mundial. O apoio do Comitê tem sido fundamental e com o lançamento deste guia irá impulsionar o turismo. Alguns hotéis já estão com a lotação completa e os demais já contabilizam mais de 50% dos pacotes para a Copa vendidos. Vamos receber essas pessoas da melhor maneira possível. A estância de Itu terá inclusive postos dos consulados de Rússia e Japão para atender os torcedores das seleções que escolheram a nossa cidade para morar durante a Copa”, salientou.

Disponível em três idiomas: português, inglês e espanhol, o “Roteiros Paulistas” será enviado a multiplicadores da informação para os visitantes, como agências e órgãos de turismo, companhias aéreas, consulados e federações de futebol dos países participantes da Copa do Mundo, prefeituras paulistas e à imprensa. O guia também pode ser consultado online, no site www.copa2014.sp.gov.br. 

Comentários