Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 6 de março de 2007

AMAI

Por Camila Bertolazzi

A AMAI (Associação Amigos dos Autistas de Itu) é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 1993, que atende 48 pessoas de 02 a 27 anos em meio período, onde promove programas de educação, saúde e serviço social, visando à inclusão do portador da deficiência com a família e com a sociedade.
 
A AMAI trabalha para amenizar o comportamento do autista, fazendo com que aos poucos ele se socialize e se integre com a sociedade. Uma das atividades feitas pela equipe da associação para que esse objetivo seja atingido é levar a criança e o adolescente ao supermercado, para que o mesmo tenha as noções básicas de compra.
 
Segundo a diretora pedagógica da AMAI, Regina de Santo, depois de fazer as compras, os autistas são orientados de como cozinhar e arrumar a cozinha. “Muitas coisas preparadas por eles são vendidas entre nós mesmos. Uma parte do dinheiro fica na AMAI e outra fica com eles. Depois levamos os mesmos em lojinhas de R$1,99, para que eles possam comprar o que quiserem”, afirma Regina.
 
As causas do autismo ainda não têm explicação. Quando a criança nasce autista ela pode vir ou não acompanhada de outra deficiência. Na AMAI, encontram-se autistas com deficiência física, Síndrome de Down e várias outras síndromes. A partir desse ano, para tentar incluir o autista ainda mais cedo na sociedade, a AMAI vai iniciar um trabalho de prevenção, onde irá trabalhar com bebês. Saiba mais sobre os principais sintomas do autismo!
 
Todo o trabalho de inclusão do autista consiste em três passos: a educação, a saúde e a integração social, para isso a AMAI disponibiliza fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicóloga, além da hidroterapia (exercícios na piscina) e da ecoterapia (atividades com cavalo).
 
Além de trabalhar com o autista, a associação de Itu também desenvolve um sério trabalho com os pais das crianças e dos adolescentes. A AMAI oferece curso de ovos de páscoa, cartões de datas comemorativas, pintura em madeira e em tecido e reciclagem. Um outro projeto desenvolvido pela associação é o “Cuidando do Cuidador”, onde a mesma presta assistência aos professores e monitores que convivem diariamente com o autista.
 
Devido à atenção especial que cada autista precisa ter, as salas de aula são formadas por apenas três crianças, com a orientação de um professor e de um monitor.
 
A AMAI está localizada na Avenida Carolina Piunti, 250, no Jardim Padre Bento. Mais informações e reservas pelo telefone (11) 4022-4859 e (11) 4022-4859.
Comentários