Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 28 de julho de 2016

GAIA - Maternidade Saudável: apoiando gestantes e famílias em Itu

O GAIA - Maternidade Saudável é um grupo que existe desde 2014 na cidade de Itu, formado por profissionais da saúde e mães, que tem como objetivo principal acolher, informar e apoiar as famílias e mulheres durante a gestação, o parto e o pós-parto.

Para isso, o projeto realiza encontros e oficinas gratuitas que acontecem em todo primeiro sábado de cada mês, das 9h30 às 11h30, no Parque Almeida Júnior. Lá, as mamães podem aproveitar de um ambiente totalmente calmo, para desfrutar cada segundo de um bom bate-papo, que é sempre regado de muito conteúdo e trocas de experiências.

De acordo com a Doula e integrante do grupo Mel Reis, 37 anos, "A principal finalidade dos encontros sempre foi abordar temas que fossem relevantes para as grávidas, como por exemplo, 'o que acontece no trabalho de parto?'. Além disso, nós buscamos procurar embasamento cientifico para falar sobre qualquer assunto", conta. 

Em todo o evento os integrantes do GAIA fazem questão de deixar claro o apoio pela causa da humanização no nascimento e do aleitamento materno, pois assim como qualquer outra questão que seja coloca em discussão sobre o universo chamado "maternidade", esses ainda carregam inúmeros dilemas e dúvidas que devem ser esclarecidos.

"Existir um trabalho como o nosso é muito importante, pois o principal para as mulheres que estão vivenciando a gestação é ter um conhecimento sobre esse novo 'mundo', uma vez que se não há informação disponível, não tem como saber de fato o que elas mesmas querem, para que cada etapa ao longo desse processo seja muito bem vivida", destaca a Doula.

Mel ainda finaliza dizendo que, "é importante que todos saibam que a função do GAIA não é mudar o pensamos das pessoas que vem até nós, e sim passar o nosso conhecimento para que elas cheguem à conclusão do que pode ser melhor." 

Mais informações sobre o grupo podem ser obtidas na página do Facebook do GAIA. 

Comentários

Ariza Centro Veterinrio