ponto-turístico-cruzeirosaofrancisco

Centro de Convivência-Dia para Idosos será inaugurado nesta quinta

Publicado: Terça-feira, 28 de março de 2006 por Deborah Dubner

O Fundo Social de Solidariedade de Itu inaugura na próxima quinta-feira (30/03), às 20h, o Centro de Convivência-Dia para Idosos "Agenor Bernardini", no Centro de Itu. O projeto vai atender diariamente idosos cujas famílias não têm condições de arcar com o custo de um acompanhante. Saiba mais.

O Fundo Social de Solidariedade de Itu inaugura na próxima quinta-feira (30/03), às 20h, o Centro de Convivência-Dia para Idosos “Agenor Bernardini”, no Centro de Itu. O projeto vai atender diariamente idosos cujas famílias não têm condições de arcar com o custo de um acompanhante, nos períodos em que esses familiares precisam trabalhar e ir à escola. Funcionando como uma espécie de “creche para idosos”, o projeto permite que as famílias possam deixar essas pessoas tão especiais recebendo total atenção e carinho no Centro de Convivência, para que depois possam buscá-los e tê-los à noite novamente no convívio do lar.
 
Com capacidade para aproximadamente 40 idosos, o Centro de Convivência-Dia vai funcionar em um imóvel localizado na Rua Sorocaba, próximo ao Centro de Itu. Para abrigar o novo projeto, o imóvel passou por uma grande reforma e readequação do seu espaço físico, abrangendo, por exemplo, a troca de pisos escorregadios, retirada de uma mureta, pintura total e adaptações gerais.
 
O Centro de Convivência-Dia para Idosos terá recepção, quartos de descanso divididos em alas masculina e feminina; cozinha; refeitório; sala de TV e DVD; espaço para atividades físicas e recreativas; sala de artesanato; lavanderia; horta e enfermaria. Para atender os idosos, o projeto contará com funcionários nas seguintes áreas: nutricionista, psicólogo (a), assistente social, enfermeiro (a), médico (a), limpeza, coordenação, cozinheiro (a) e professor de Educação Física.
 
De acordo com a presidente do Fundo Social e idealizadora do projeto, Rita Passos, é importante ressaltar que o Centro não é uma clínica para idosos. “A intenção é criar um local para que os idosos que têm familiares muito ocupados no dia-a-dia possam aumentar sua auto-estima, trocar experiências de vida e muitas vezes readquirir o sentimento de utilidade à sociedade”, explica.
 
Informações gerais sobre o projeto (cadastramento de idosos, doações de utensílios e trabalho voluntário) pelos telefones (11) 4025-5003 e 4025-3722.