Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 1 de março de 2006

Itu será palco de celebrações na Semana Santa

Pouca gente sabe, mas na Semana Santa, as ruas e igrejas de Itu são palcos das mais tradicionais cerimônias cristãs, como o Ofício de Trevas, Ofícios de Ramos, procissões, missas e ainda o inusitado "Estouro de Judas". As comemorações da Semana Santa são realizadas durante duas semanas. Saiba mais!

Crédito: Juca Ferreira Itu será palco de celebrações na Semana Santa
Ofício de Trevas
Pouca gente sabe, mas na Semana Santa, as ruas e igrejas da cidade de Itu (localizada a pouco mais de uma hora de São Paulo) são palcos das mais tradicionais cerimônias cristãs, como o Ofício de Trevas, Ofícios de Ramos, procissões, missas e ainda o inusitado “Estouro de Judas” – no lugar da malhação do Apóstolo traidor. As comemorações da Semana Santa são realizadas durante duas semanas, de 08 a 09 de abril e de 13 a 16 do mesmo mês.
 
Documentos dos séculos XIX e início do século XX mostram que a cidade ficava tomada por turistas de todo o Brasil, faltando até quartos em hotéis. Não foi à toa, portanto, que Itu recebeu o apelido de “Roma brasileira”, dada a religiosidade de seu povo.
 
“A idéia é colocar Itu no roteiro de cidades tomadas por essas celebrações. Por isso, a partir de agora, as manifestações ganham ênfase e ainda vamos rechear as festas com apresentações do Coral Vozes de Itu, de Canto Gregoriano a peças escritas por compositores paulistas como Elias Lobo, Tristão Mariano da Costa e Padre Jesuíno do Monte Carmelo”, conta o maestro Luis Roberto de Francisco, diretor do Coral.
 
Programação
 
08.04 – Sábado – A partir das 20h começa o Ofício de Trevas, uma cerimônia medieval da Paixão de Cristo, sempre celebrada nos sábados à noite, quando as velas de um grande candelabro, chamado tenebrário, são apagadas progressivamente até à escuridão total. Toda a cerimônia será acompanhada pelo Coral Vozes de Itu ao som de “Matinas de Quarta-feira Santa”, do compositor Tristão Mariano da Costa. A cerimônia é realizada na Igreja Nossa Senhora do Carmo.
 
09.04 – Domingo – A partir das 9h30 se inicia o Ofício de Ramos, seguido de procissão pela praça localizada à frente da igreja do Bom Jesus, onde, em seguida acontece a missa. Nesse ano, o Ofício de Ramos será realizado exatamente da mesma forma que era, no século XIX. É o primeiro dia da Semana Santa, que representa a chegada de Jesus à Jerusalém, aclamado pelo povo judeu. Na missa, o Coral Vozes de Itu vai entoar Canto Gregoriano e músicas dos compositores ituanos Elias Lobo, Tristão Mariano da Costa e Padre Jesuíno do Monte Carmelo que não são executadas nessa cerimônia há 200 anos.
 
No mesmo dia, às 19h, começa a Procissão dos Passos, partindo da Igreja Nossa Senhora do Carmo. Itu talvez seja a única cidade paulista a realizar essa procissão. A Procissão dos Passos reconstitui o caminho de Jesus até o calvário e percorre ruas importantes do centro histórico da cidade, todo restaurado. É um dos eventos mais concorridos da Semana Santa em Itu. O Coral acompanha toda a procissão, cantando músicas criadas especialmente para a ocasião.
 
13.04 – Quinta-feira – Em Itu, a quinta-feira já é momento de reclusão e discrição. Não se vê aglomerados de pessoas nas ruas, mas as igrejas estão sempre cheias. O comércio costuma fechar as portas às 18h e, às 19h, começa a Missa in Coena Domini e Lavapés, na Igreja do Bom Jesus. Antes da Última Ceia, Jesus lavou os pés de seus Apóstolos, para mostrar que era igual a todos. Nessa missa, 12 crianças da cidade representam os Apóstolos. Após a cerimônia, os fiéis saem em procissão dentro da Igreja. A Igreja fica aberta 24h e vêem-se muitos fiéis na madrugada.
  
14.04 – Sexta-feira Santa – Durante as três horas em que esteve pregado à Cruz, Jesus proclamou sete palavras. A partir desse fato, a Igreja realiza o Sermão das Sete Palavras. Tal Sermão sempre foi acompanhado por Canto Gregoriano, até que o maestro Elias Lobo compôs uma música, em português, para a celebração. O Sermão das Sete Palavras será comandado pelo Bispo Dom Gil Antonio Moreira. O Coral Vozes de Itu executará essa peça durante o Sermão, realizado na Igreja do Bom Jesus, às 10h.
 
Também na Sexta-feira Santa será realizada, às 20h, uma Procissão do Enterro, partindo da Igreja Nossa Senhora Candelária.
 
16.04 – Domingo - Finalmente, no Domingo de Páscoa, às 6h começa a Procissão da Ressurreição, que parte da Igreja Nossa Senhora da Candelária. Às 12h será realizado o já tradicional em Itu “Estouro de Judas”, na praça Padre Miguel. Diferente das outras cidades, nas quais o Judas é “malhado”, em Itu um boneco do Apóstolo é estourado em praça pública. O “Estouro de Judas” é cotado até para entrar no Guinness Book, o livro dos recordes.

Leia mais: www.itu.com.br/semanasanta

Comentários