ponto-turístico-cruzeirosaofrancisco

Escola "Martinho Di Ciero" dá aulas de Hospitalidade

Publicado: Quarta-feira, 20 de abril de 2005 por Deborah Dubner

Fundada em 1961, a ETE "Martinho Di Ciero", ou Escola Agrícola, como é mais conhecida, oferece cursos técnicos gratuitos, tendo longa tradição na área de Agropecuária. Localizada em uma área de 11 alqueires, no Bairro Parque Industrial, em Itu, a Escola mantém diversas criações de animais.

divulgação
Foto
A partir de 1998, a Escola passou a oferecer aos jovens a oportunidade de cursos também nas áreas do Turismo e Hospitalidade.

A Escola Técnica Estadual “Martinho Di Ciero”, ligada ao Centro Paula Souza, foi o local escolhido pelo prefeito de Itu, Herculano Jr. para prestar uma homenagem aos profissionais de imprensa e Itu e da Região pela passagem do Dia do Jornalista, comemorado no último dia sete de abril. Ali, após fazer um balanço dos cem primeiros dias de seu governo no comando do município, o prefeito ofereceu um almoço aos jornalistas de Itu e da Região. A refeição foi preparada e servida pelos alunos do Laboratório de Hospitalidade da Escola “Martinho Di Ciero”, que também recepcionaram os convidados. O trabalho dos alunos, da direção e dos professores mereceu muitos elogios, o mesmo acontecendo em relação às instalações mantidas pela escola para o desenvolvimento dos cursos, particularmente os de Hotelaria e Turismo.


ETE “Martinho Di Ciero”

Fundada em 1961, a ETE “Martinho Di Ciero”, ou Escola Agrícola — como é mais conhecida, oferece cursos técnicos gratuitos, tendo longa tradição na área de Agropecuária. Localizada em uma área de 11 alqueires, no Bairro Parque Industrial, em Itu, a Escola mantém diversas criações de animais e toda a sua produção agrícola é feita sem o uso de agrotóxicos, herbicidas ou outras técnicas que prejudiquem meio ambiente, agricultor ou consumidor.

Paralelamente aos cursos ligados à Agropecuária, a partir de 1998, a Escola passou a oferecer aos jovens a oportunidade de cursos também nas áreas do Turismo e Hospitalidade. Um antigo alojamento, sem uso, foi reformado e transformado no Laboratório de Hospitalidade, onde atuam alunos e professores dos cursos de Hotelaria e Turismo. Ali, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver, na prática, as atividades com as quais irão conviver durante a sua vida profissional.

“Escola Hotel”

Na recepção, montada nos mesmos moldes de uma recepção de hotel, os alunos fazem o registro dos hóspedes e oferecem informações sobre informações sobre as instalações da “escola hotel”, pontos turísticos, restaurantes, etc.

Dotada de 21 suítes duplas, bem decoradas, a escola oferece infra-estrutura para descanso e trabalho dos hóspedes, enquanto que, para os alunos, o espaço é fundamental para a utilização de técnicas corretas de higienização e arrumação de unidades habitacionais.

O local é dotado também de um amplo salão de eventos, com capacidade para 250 lugares — equipado com data-show, retroprojetor, etc - que pode ser utilizado para eventos de lazer ou trabalho.

O Laboratório de Hospitalidade conta também com uma sala de refeições, que proporciona a integração dos diferentes cursos oferecidos pela escola. Os alunos da área de Agropecuária criam animais e cultivam cereais, hortaliças e frutas. Esses produtos abastecem o Laboratório de Hospitalidade onde os estudantes de Hotelaria recebem aulas de Técnicas de Bar e Restaurante, e dão os toques finais aos alimentos para serem servidos aos hóspedes.

Serviço: A Escola Técnica Estadual “Martinho Di Ciero” está localizada na avenida Tiradentes, 973 — Parque Industrial -, em Itu e oferece cursos de: Técnico em Agricultura, Técnico em Administração Rural, Técnico em Turismo e Técnico em Hotelaria. Contatos com a Escola podem ser feitos através do telefone: (11) 4024.1009 ou pelo e-mail: eteitu@uol.com.br.

  • Comentários