Bem estar

Publicado: Quarta-feira, 2 de março de 2011

Web do bem: aprenda sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis

Em tempos de carnaval, mantenha-se informado e não bobeie!

Crédito: www.aids.gov.br Web do bem: aprenda sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis
Encontre tudo o que você precisa saber sobre DST

Por Deborah Dubner

Em tempos de carnaval, a série Web do Bem indica esta semana um site muito bem bolado, produzido pelo Ministério da Saúde para orientar sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) como AIDS e Hepatites Virais.

Uma ótima opção para quem tem amor à vida e sabe que prevenir é bem melhor do que remediar. E mesmo para quem tem alguma dessas doenças, o site é excelente pra mostrar que você não está sozinho e pode receber ajuda. Vale conhecer! Veja um resumo do que você vai encontrar:

DST - o que são; sintomas; quais são; porque alertar o parceiro; dúvidas freqüentes

AIDS - o que é; sintomas e fases da doença; faça o teste; diagnóstico; tratamento; medicamentos; adesão; qualidade de vida; vacinação de soropositivos; direitos do soropositivo; gestantes; crianças e adolescentes; idosos; história da AIDS; distribuição de medicamentos e camisinhas; dúvidas freqüentes.

Hepatites virais - o que são; sintomas; tipos de hepatite; vacinas; distribuição de medicamentos

Previna-se - formas de infecção; camisinha; equipamentos para uso de drogas; acompanhamento durante a gravidez; higiene; distribuição de camisinhas; dúvidas freqüentes.

Além disso, você saberá sobre projetos, eventos, cursos e campanhas em andamento, como por exemplo, a campanha de carnaval deste ano, que mobiliza as mulheres jovens na prevenção da AIDS.

Outra importante seção é a área de pesquisa, que apresenta informações sobre a AIDS e DST no Brasil, bem como os sistemas de vigilância existentes, monitoramente, avaliação e outros dados relevantes.

OUTROS LINKS

Fique sabendo: faça o teste - O FiqueSabendo é uma mobilização de incentivo ao teste de aids e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame. Artistas e formadores de opinião já estão se envolvendo para incentivar a população a fazer o teste e diminuir cada vez mais o preconceito em relação ao HIV/aids.

MediaCenter - O AIDS MediaCenter é um espaço criado com o objetivo de compartilhar campanhas, reuniões, galeria de fotos, videoconferências e transmissões ao vivo realizadas pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Vidas em Crônica - O site foi criado para dar voz àqueles que desejam contar suas histórias e experiências e, de alguma forma, dar força para quem precisa enfrentar a doença, o preconceito e a discriminação. O Vidas em Crônicas serve para estimular os soropositivos e as pessoas que convivem com HIV/aids a descreverem suas trajetórias de vida, a fim de promover a redução de estigma dessas pessoas, bem como promover um histórico da resposta brasileira em HIV/aids.

Quero Fazer - Um programa voltado para ampliação das opções de diagnóstico do HIV, a partir da expansão de serviços de prevenção e de aconselhamento e testagem voluntária (ATV) para gays, homens que fazem sexo com homens (HSH) e travestis nas áreas metropolitanas do Rio de Janeiro, Recife e Brasília. Este programa é desenvolvido em estreita interação e parceria com o Departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde, a USAID/Brasil, os Programas Estaduais e Municipais de DST/Aids, os serviços de saúde pública e ONGs locais. Quer fazer?

Mídias Sociais - Você também pode acompanhar as ações e notícias do portal através do Facebook, Orkut, Twitter e Youtube.

Apesar de todos os tabus e dificuldades que as pessoas com essas doenças enfrentam, o site mostra que existem recursos úteis e saudáveis para conviver melhor com o problema. Você não está sozinho! Fique ligado, mas não desligue de sua saúde!
 

Leia mais: www.aids.gov.br

Comentários

Ariza Centro Veterinrio