Sustentabilidade

Publicado: Quarta-feira, 6 de outubro de 2010

SWU leva Mostra de Artes Visuais para festival

O público poderá interagir com trabalhos inéditos.

SWU leva Mostra de Artes Visuais para festival
O Urban Trash Art (UTA) é um dos atrativos da Mostra

Além de atrações musicais e do Fórum Global de Sustentabilidade, o SWU Music and Arts Festival, que acontece de 9 a 11 de outubro na fazenda Maeda, em Itu, apresentará uma Mostra de Artes Visuais.

Durante os três dias do evento, o publico poderá interagir com projetos artísticos inéditos, concebidos exclusivamente para o festival, além de visitar uma exposição em homenagem ao artista Frans Kracjberg.

Eduardo Srur é o curador e Kátia Canton a consultora da mostra que trará seis obras produzidas em grande formato e conteúdo interativo. “O objetivo é proporcionar o entretenimento com reflexão e crítica, por meio do contato com as obras”, explica Srur. Participam da exposição a Urban Trash Art, o coletivo Bijari, Oficina Jamac, Flavia Vivacqua, COOPERAACS, Fabio Delduque, entre outros.

Artista de intervenções urbanas com conteúdo crítico e bem humorado, Srur, além de curador da mostra, também levará para o espaço uma obra de sua autoria – o Labirinto, projeto construído com cerca de 40 toneladas de materiais recicláveis que ocupará mais de 225m².

Além da Mostra de Artes, uma exposição, que provocará uma experiência sensorial nos visitantes, fará uma homenagem especial a Frans Krajcberg, um dos maiores artistas da atualidade, que há mais de 50 anos se dedica à causa do desmatamento. Sergio Caribe é o curador da exposição – batizada de Brasil em Chamas - que trará 8 fotos e 7 esculturas do artista.

Para ativar os quatro sentidos do público – visão, audição, olfato, tato - o local terá trilha sonora de mata queimando, cheiro de madeira em combustão, e estarão espalhadas pelo chão folhas secas e carvão. Um filme sobre o artista também será exibido dentro da tenda. Outra atração será a exposição Sea Creatures, pela primeira vez no Brasil.

Exposição Sea Creatures

As criaturas foram concebidas por Julie B., da Planet Illogica, no início da primavera de 2010, como parte da campanha de ação social “The Ocean´s Tour”, realizada pela produtora independente Participant Media.

Elas foram feitas à mão e construídas apenas com materiais eco-ambientais e garrafas plásticas recicladas. Todas as garrafas utilizadas foram recolhidas de campus universitários para mostrar o destino do lixo.

São elas o albatroz , a água-marinha e a tartaruga. A exposição correu várias universidades dos EUA, paralelamente com a história das criaturas do mar: as criaturas estavam tão condicionadas a comer resíduos de plástico em seu próprio habitat, que migraram para o local de maior fonte de comida: os campus universitários.

Nove esculturas serão exibidas no SWU: 3 tartarugas, 3 albatrozes e 3 águas-vivas. Dois artistas contemporâneos personalizarão as esculturas, ao vivo, no festival, Nathan Spoor e Mike Baça. As peças serão leiloadas e a renda arrecadada será revertida para ongs.

Conheça os artistas que participam da mostra!

Comentários