ponto-turístico-museurepublicano

Muito mais do que um simples zoológico

Publicado: Terça-feira, 27 de abril de 2010 por Sara Silva

Zooparque de Itatiba é local de visitação e aprendizado.

site Zooparque
Foto
A beleza da Arara Azul

Tigres, rinocerontes, macacos, hipopótamos, girafas, tucanos...A lista de animais e aves que habitam o Zooparque de Itatiba é grande. São mais de mil espalhados pelos recintos, em uma área verde de 500 mil metros quadrados. Considerado o maior empreendimento privado do gênero no Brasil, é um passeio que agrada não apenas as crianças, mas toda a família. Afinal, o trabalho desenvolvido no Zooparque vai além do entretenimento puro e simples. A preservação das espécies e do meio ambiente é a filosofia do local.

Os animais ficam em semi-liberdade em espaços que reproduzem seus habitats naturais. Desta forma, os visitantes podem conhecer os mais variados ecossistemas. A savana africana, por exemplo, hospeda os rinocerontes brancos africanos, espécie rara e em extinção, que convivem em harmonia com zebras e aves típicas da África. Também há espaços que reproduzem outros habitats, como o cerrado, bosque de pinheiros australianos etc.

A proposta do Zooparque é mostrar os animais mais representativos do mundo. Também desenvolve projetos interessantes, como o núcleo de reprodução para aves e primatas brasileiros ameaçados de extinção, fechado para o público. Possui uma maternidade _ que está em reforma_ para onde vão os recém-nascidos que precisam de cuidados. Além disso, integra os planos de manejo internacionais do Mico Leão de Cara Dourada, do Lobo Guará, da Ararajuba e Arara Azul Grande.

Destaque também para os programas e cursos de educação ambiental para crianças, estudantes e professores. Uma das atrações é a apresentação de animais ao vivo pelos biólogos, em uma palestra no anfiteatro do local, que tem capacidade para 300 pessoas.

E não para por aí: o programa de adoção busca padrinhos e madrinhas para os bichos. Um prato cheio para quem quer conhecer um pouco mais da fauna e contribuir para a preservação.

Serviço:

Zooparque Itatiba
Localização: Às margens da Rodovia Dom Pedro I (SP 065), altura do km 95,5, Itatiba, SP
Horário de funcionamento: aberto todos os dias das 9 às 17 horas
Telefone: (11) 4495-8311
Preços: 13 a 60 anos – R$ 24,00 / 3 a 12 anos e acima de 60 – R$ 12,00

Tags: zooparque, zoológico, animais, itatiba, passeio, meio ambiente, preservação, espécies

  • Comentários

Ranking

Notícias mais lidas

Período: últimos 7 dias