Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 25 de março de 2010

O perfil do molestador - como identificar?

Os psicólogos traçaram a mentalidade do agressor.

O perfil do molestador - como identificar?
Ele pode ter vínculo ou não com a vítima

De acordo com a psicóloga Sabrina Kelly Maciel, o perfil do agressor de vítimas de abuso sexual pode ser traçado através de alguns comportamentos. Ao contrário do que muitos pensam, o agressor pode ser tanto homem quanto mulher. "Trata-se de uma pessoa que busca realizar seus desejos através do contato físico com crianças e adolescentes. Ele pode estar em qualquer lugar: dentro de casa, entre familiares e amigos, na escola, no clube, na rua, no ônibus", alerta.

Ele também pode ter vínculo ou não com a criança ou adolescente. A doutora explica que a diferença é que quando esse vínculo existe, o mesmo tem a confiança da vítima e família também. Ele procura estar sozinho com a vítima, em um local onde nenhuma possa atrapalhá-lo. Utiliza-se de recompensas para “seduzir” com doces, brinquedos e até dinheiro. Procura criar pactos de segredo afim de fazer com que a pessoa mantenha-se dependente emocionalmente dele.

Quando o molestador não é conhecido ou tem vínculo com a vítima, geralmente age de maneira agressiva. Utiliza-se de força física para satisfação de prazer, ameaçando fazer mal aos familiares da criança caso conte algo para alguém.

Comentários

Ariza Centro Veterinrio