ponto-turístico-orelhao

Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor é inaugurado em Itu

Publicado: Sexta-feira, 1 de outubro de 2004 por Deborah Dubner

O município de Itu conta a partir de agora com um novo espaço para estimular o empreendedorismo e fortalecer os pequenos negócios. É o Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor (PAE), localizado na Rua do Patrocínio, 419. O posto terá dois funcionários para oferecer orientação empresarial e dois computadores estarão à disposição dos empreendedore

O município de Itu conta a partir de agora com um novo espaço para estimular o empreendedorismo e fortalecer os pequenos negócios. É o Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor (PAE), com serviços e produtos da entidade, inaugurado no dia 17 de stembro. Prefeitura da Estância Turística de Itu, Associação Comercial e Empresarial, Sindicato do Comércio Varejista e Casa da Juventude são os parceiros do Sebrae na iniciativa.

Localizado no Centro da cidade (Rua do Patrocínio, 419), o posto terá dois funcionários contratados pela prefeitura e treinados pelo Sebrae-SP para oferecer orientação empresarial individual e coletiva. Dois computadores estarão à disposição dos empreendedores para consulta e navegação na Internet.

O diretor-superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca, ressaltou que em Itu consolida-se um modelo de parceria, representado pelos postos de atendimento ao empreendedor, que todos buscam atualmente, para dar solução e resposta ao que os governos, entidades públicas e entidades privadas não conseguiriam isoladamente. “Juntos poderemos encontrar solução para qualquer tipo de problema”, disse o superintendente. “Essa experiência vai dar condições aos pequenos empresários de fazerem o progresso o País, a partir de sua própria região.”

"Com mais empreendedores no município, teremos mais emprego e renda, que é o que o município mais precisa", destacou o prefeito de Itu, Carlos Alberto Sonsin Pinheiro. Para ele, o posto será um ponto de apoio à comunidade empreendedora.

É no que aposta também a empresária Rita de Cássia D’Andrea de Araújo, dona de três franquias da loja O Boticário em Itu. Cliente antiga do escritório regional do Sebrae-SP em Sorocaba, ela compareceu à inauguração do posto também como presidente do Conselho da Mulher Empreendedora de Itu. “Em muitos anos de trabalho como empresária, já vi muitos negócios morrerem por falta de orientação. Acredito que com o posto, os empresários vão poder contar com um respaldo essencial para crescer e se desenvolver.”


Descentralização - O posto é parte do Projeto de Descentralização do Sebrae-SP, com o qual a instituição pretende chegar em cerca de 20 municípios nos próximos meses. O que significa multiplicar por dois a presença da entidade no Estado em pouco mais de um ano. O Sebrae-SP possui hoje 35 Escritórios Regionais — 5 na capital e 30 no Interior.

Ao estar mais perto do empreendedor, a entidade quer provocar uma articulação entre os empreendedores e projetos locais de interesse da região.

Os postos têm características especiais. A primeira é a constituição: são formados a partir da união de três parceiros, como prefeituras, associações comerciais e industriais, entidades de classe etc. Os parceiros são responsáveis pela cessão do local e dos recursos humanos e o Sebrae-SP se responsabiliza pelo treinamento da equipe e acompanhamento constante. Com a inauguração do PAE em Itu, são 11 postos em funcionamentos no Estado. Já foram inaugurados postos em Assis, Cunha, Dracena, Iepê, Novo Horizonte, Osvaldo Cruz, Santana de Parnaíba, São Miguel Arcanjo, Sertãozinho e Tarumã.