ponto-turístico-museudaenergia

Viaje sem sair de casa!

Publicado: Quinta-feira, 2 de julho de 2009 por Marília Monteiro

Já pensou na possibilidade de ter um Motor Home?

Marília Monteiro / www.itu.com.br
Foto
Dirija sua casa
Por Marília Monteiro

Os clássicos ‘trailers’ que sempre vemos em filmes e desenhos americanos saíram das telas há um tempo, e hoje são uma gostosa realidade para diversas pessoas.
 
Motor Homes, casas móveis ou casas sobre rodas, são opções de lazer para muita gente, e para algumas até de moradia. Disposição e espírito aventureiro são os pré-requisitos para quem quer ter um desses, e ainda encontrará mobilidade, praticidade e conforto em suas horas de lazer.
 
“Quando a pessoa adquire um Motor Home, ela está levando a casa dela para onde quiser, sem ter que pagar hotel e muito menos ficar numa praia em dia chuvoso. Se não estiver bom ali, vai para outro local, é muito mais simples”, afirma Marcelo Pinto Matheus, proprietário da Itu Trailer. O empresário diz também que a procura aumenta cada vez mais, pois as pessoas estão sem tempo e dinheiro para manter uma casa na praia, ou no campo, preferindo ter uma opção que permite ir para todos os lugares. Veja onde ir com sua Casa sobre Rodas!
 
O bancário ituano Luiz Fernando Leis, de 40 anos, e sua esposa, adquiriram um Motor Home em uma sociedade com mais dois casais, depois de muito tempo de campismo, trilhas, esportes radicais, rallys e afins. “Conheci um dos sócios em umas trilhas de Jeep que fazíamos. Ficamos amigos e, a partir daí, sempre viajávamos juntos”, conta. “Um dia o Mauro (um dos sócios) chegou com a foto de um ônibus velho, todo acabado, querendo transformá-lo em Motor Home. No começo estranhamos, mas como ele é funileiro, fez praticamente toda a reforma e hoje o veículo é outro. Wladmir (outro sócio) e eu só ajudamos nos ‘pitacos’”.
 
Os três casais aventureiros sempre conversam para entrar num consenso sobre o destino da viagem. “O mais difícil mesmo é conciliar o calendário de todos. O destino nós resolvemos facilmente, não gostamos de ir a lugares repetidos, então tem sempre uma nova sugestão. Uma vantagem do nosso Motor Home é que tem tração 4x4, dando mais mobilidade ainda, porque tem uns lugares complicados de ir se o veículo não estiver preparado”, comenta Fernando.
 
Sobre as diversas situações que já passaram com a casa móvel, Fernando destaca uma em especial. “Sempre acontece alguma coisa diferente. Uma vez estávamos no interior de Minas Gerais, era bem cedinho quando paramos perto de um posto de gasolina para tomar café da manhã. Um senhor observava nosso carro, e ao abrir a porta, ele nos perguntou quando íamos começar atender, achando que era um posto de saúde móvel”, conta.
 
CNH modelo D e E
 
A Lei diz que carta tipo D é para microônibus, vans, veículos com mais de oito passageiros e não articulado. Já a carta tipo E é para veículos maiores, com mais de 3.500 quilos, carga viva e veículos articulados. O Trailer de viagem é engatado no carro, que dá seu movimento, portanto, um veículo articulado.
 
No Novo Código Nacional de Trânsito o artigo que fala sobre veículos articulados não está muito bem redigido, mencionando ‘Trailers’ para ‘Reboque Casa’ ou ‘Casa Rodante’. Além de ser uma palavra de língua inglesa, trailer pode ser também trechos de filmes, portanto não é o melhor termo para se referir aos veículos.
 
Para Sergio de Abreu, tradicional empresário do setor de revendas de veículos de recreação, esse texto só aquece a indústria de propinas nas estradas. “Os mal intencionados exigem do condutor de uma Casa Rodante a CNH modelo E, que é a mesma utilizada por caminhoneiros que transportam carretas com cargas de 40 toneladas”. Visto que há uma redação oficial mal escrita, e que Casas Rodantes mais pesadas têm em média 3,8 toneladas, a afirmação não é em vão.
 
Independente da classificação da carteira de motorista, se você é aventureiro, gosta de viajar e de ter experiências novas, considere as opções de lazer de acordo com seu bolso e realidade, e não deixe de lado a possibilidade de ter um Motor Home, ou um Trailer de Viagem.

Tags: turismo, viagem