Sustentabilidade

Publicado: Sexta-feira, 29 de maio de 2009

Consciência ambiental: como tudo começou

Crédito: Banco de Imagens Consciência ambiental: como tudo começou
Desde o inicio se discutia sobre a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente
O Meio Ambiente e a Ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Porém, foi ainda no séc. XIX que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.
 
Mas o Dia do Meio Ambiente foi criado apenas em 1972, em um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo de tratar assuntos ambientais. Já nesta época, a principal questão que se discutia era sobre a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente, os riscos para sua sobrevivência e a urgência de atitudes de preservação.
 
Esta conferência reuniu 113 países e 250 organizações não governamentais e foram criados vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
 
Em 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do Meio Ambiente, para levar à população informações sobre as responsabilidades de cada um.
 
No entanto, de lá para cá, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixo ainda é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.
 
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva, aumentando a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de indevidamente, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
 
A conscientização e mudança de atitude é fundamental, tanto por parte da população como também dos governantes, no sentido de criar e fazer valer políticas públicas que revertam tal situação.
Comentários

Ariza Centro Veterinrio