Cinema

Publicado: Terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Novo Cineclube de Itu será inaugurado nesse sábado

O nome é uma homenagem a um jornalista assassinado em 2006.

Aliado do Cineclube Itu Osvaldo de Oliveira, o Cineclube Brad Will nasce com o propósito de somar cada vez mais com o Movimento Cineclubista e difundir as obras audiovisuais e cinematográficas, além de documentários, trabalhos independentes, curtas e outros que estimulem a reflexão e o debate. "Queremos filmes que nos façam pensar, e que possamos debater sobre os assuntos abordados nas obras exibidas", afirmou Josuel Rodrigues, idealizador do novo Cineclube.

Inicialmente os filmes serão exibidos no ponto de leitura, na Biblioteca Comunitária Prof. Waldir de Souza Lima. A proposta, no entanto, inclui também exibições itinerantes em bairros e locais estratégicos.

A estréia será nesse sábado, dia 21 de fevereiro, às 19 horas, com a exibição do filme "A Carne é Fraca" e contará com a presença de professores, estudantes, vegetarianos e ambientalistas. A entrada é gratuita.
 
Fazendo um link com o trabalho da Biblioteca Comunitária, serão exibidos livros e revistas sobre vegetarianismo e medicina alternativa. "Os Cineclubes são importantes pelo estímulo à reflexão e a biblioteca pode contribuir oferecendo literaturas complementares aos temas abordados nos filmes", acrescenta José Renato Galvão, do Ponto de Leitura.

Quem foi Brad Will?

Bradley Roland Will (Evanston, 1970 - Calicanto, 2006), informalmente conhecido como Brad Will, foi um documentarista americano. Trabalhou como voluntário do Indymedia de Nova Iorque e ficou conhecido por mostrar lutas populares em vários lugares do mundo, principalmente na América Latina.
 
No Brasil, ao lado do Centro de Mídia Independente, registrou a luta dos sem-teto do acampamento Sonho Real, em Goiânia.
 
No começo de outubro de 2006, Brad Will foi a Oaxaca, um estado mexicano onde ocorria desde maio uma insurreição popular. No dia 27 de outubro, foi morto durante um ataque paramilitar às barricadas dos insurrectos no município de Calicanto.

O Vídeo "A Carne é Fraca" mostra realidade de abatedouros e conta toda a "trajetória de um bife", desde o nascimento de bezerros e frangos até o abatedouro.

Ao longo de 54 minutos, sob a direção de Denise Gonçalves, o documentário mostra aspectos da indústria da carne de aves e gado que normalmente não são divulgados.
 
Além disso, também conta com depoimentos de técnicos ambientais, médicos, pediatras, jornalistas como Washington Novaes, Dagomir Marquezi e Flávia Lippi, da socióloga Marly Winckler, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira e da veterinária Rita de Cássia Garcia.

Mais informações pelos telefones (11) 7163-3756 ou 8445-6122.
Comentários