Economia & Negócios

Publicado: Quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A evolução do Jornalismo 2.0 nas eleições

Saiba como a Internet foi usada pelos eleitores e eleitos!

Ao longo das eleições para presidente nos Estados Unidos e de prefeito e vereadores no Brasil, o jornalismo aproveitou para usar várias técnicas e tendências 2.0, a fim de trazer informações o tempo todo através do uso da internet.
 
Na rede CNN, um método inusitado e inédito foi usado nas eleições através da holografia digital de repórteres para entrevistas. A correspondente Jessica Yellin foi representada por um holograma dentro do estúdio, enquanto estava a mais de mil quilômetros de distância, em Chicago, onde o democrata Barack Obama discursaria depois de sua eleição à Presidência dos EUA.

A imprensa norte-americana também aproveitou as eleições para testar outras novidades. Durante as primárias, a CNN estreou telas sensíveis ao toque, operadas pelos apresentadores. No Brasil a mesma técnica foi usada pela Globo News para cobrir as eleições para prefeito no país.
 
O itu.com.br aproveitou a vantagem da rapidez e eficiência da internet para revelar em primeira mão o resultado das eleições em Itu em tempo real, garantindo informações antecipadas aos internautas.
 
Os políticos
 
Por outro lado, a internet também foi muito usada pelos políticos para se promover através da Mídia Social. Vários candidatos fizeram campanhas através de sites de relacionamentos, conquistando eleitores pela internet.
 
A campanha de Kassab à prefeitura de São Paulo, por exemplo, teve a Internet como um de seus principais aliados. Do início da disputa até o último domingo, o número de e-mails recebidos, em média, cresceu 300%.
 
Outro caso em que a internet foi fundamental na vitória de um candidato, foi na eleição de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos.
Os exemplos mostram que a web 2.0 chegou para ficar. A relação do cidadão com o governo, assim como do consumidor com o fornecedor nunca mais será a mesma. A mudança está ocorrendo a passos largos e terá nas redes sociais a principal aliada. Esses são alguns dos assuntos que serão abordados no evento Jornalismo 2.0, que ocorrerá em Itu, no próximo dia 28. Confira!
Comentários