Economia & Negócios

Publicado: Quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Jornalismo 2.0 terá sabor de Fazenda do Chocolate

Os participantes serão recebidos com a acolhida do interior.

Jornalismo 2.0 terá sabor de Fazenda do Chocolate
Qual a relação do jornalismo 2.0 com a política e com o cidadão?
No dia 28 de novembro Itu será sede do Primeiro Encontro de Jornalismo 2.0. O evento celebrará os 200 anos da imprensa no Brasil e discutirá o futuro do jornalismo no meio digital.
 
“Jornalismo 2.0 traz os ventos joviais da mudança, evoca uma forma de relacionamento leve e compartilhada, que privilegia os movimentos pacíficos e revolucionários de tribos que acreditam no poder das redes. Esse será o clima do nosso encontro!”, afirma Deborah Dubner, uma das organizadoras e também palestrante.
 
E é nesse astral que os participantes serão recebidos logo cedo: com a acolhida marcante do interior paulista, com quitutes e delícias preparados pela famosa Fazenda do Chocolate, amada por milhares de turistas.

Durante todo o dia, grandes nomes do meio estarão reunidos para pensar coletivamente questões que têm instigado o futuro da imprensa: o que podemos esperar para os próximos 200 anos? Qual será o novo mercado de trabalho? Qual o papel do consumidor com esse novo formato? Qual a relação do jornalismo 2.0 com a política e com o cidadão? Quais tabus devem cair por terra? O que é necessário desaprender? Como o relacionamento com a informação será alterado? Como a mídia social afetará ainda mais as transformações humanas?
 
“Existe muita controvérsia nesse assunto e por isso resolvemos convidar alguns profissionais para debatermos o assunto”, explica Alan Dubner, idealizador do evento.
 
O Jornalismo 2.0 está dividido em cinco blocos com quatro participantes em cada um deles e com o seguintes temas: 200 anos da Imprensa no Brasil (pré-história aos dias de hoje); o Jornalismo 2.0 (conceito e cases); Pesquisas (Ibope  e MBI/eResearch); O Futuro da Informação (imprensa digital) e Mídia Social (Blogs, Orkut, Facebook, Ning, Twitter, etc.). 
 
Entre os participantes do debate, já confirmaram presença: Alan Dubner, Anicleide Zequini, Armênio Guedes, Cadu Lemos, Camila Bertolazzi, Carlos Piazza, Deborah Dubner, Fabio Steinberg, José Marcio Mendonça, Manoel Fernandes, Marcelo Coutinho, Mylton Ottoni, Olga Sodré, Roberto Mayer, Rodrigo Azevedo e Rodrigo Tomba.
 
No evento será feita a Carta de Itu, com os princípios do jornalismo 2.0, que farão parte do livro Jornalismo 2.0, a ser lançado em janeiro de 2009. Haverá também uma homenagem à obra do historiador Nelson Werneck Sodré na História da Imprensa no Brasil, através da presença de sua filha Olga Sodré.
 
Serão apresentados diversos cases entre eles o do itu.com.br, nativo da Internet, que há oito anos pratica e ensina Jornalismo 2.0. O evento é patrocinado pela MBI, E-Research e Cybermind.
Aproveite e passe o fim de semana em Itu. Veja opções de passeios, gastronomia e hospedagem no www.itu.com.br.

Anote na agenda!
 
Jornalismo 2.0
Data: 28 de novembro
Hora: 09h às 18h
Local: Casa do Barão – anexo do Museu Paulista - Rua Barão do Itaim, 140 - ITU/SP
Investimento: R$ 90,00 e desconto de 50% para estudantes
Será fornecido certificado de participação
Mais informações:  (11) 4013-0912  ou pelo e-mail contato@jornalismo20.com.br.
Comentários