Cultura

Publicado: Terça-feira, 8 de julho de 2008

Está aberto o XV Festival de Artes de Itu

Confira a programação do evento que segue até o dia 26!

 
Entre os dias 11 e 26 de julho, Itu é palco de várias apresentações gratuitas fortemente marcadas pela valorização da cultura popular brasileira em todos os segmentos: música, artes plásticas, dança, circo, teatro, orquestras, cinema, bandas e outras intervenções artísticas.
 
Os espetáculos acontecem durante o XV Festival de Artes de Itu, que neste ano será dirigido pelo maestro e arranjador Chico de Moraes, considerado uma personalidade ícone da MPB e um dos principais orquestradores do país. Durante uma entrevista coletiva com a imprensa de Itu, Chico contou que teve sua paixão pelo Brasil despertada através do Hino Nacional. “A finalidade desse evento 100% voltado para a cultura brasileira é que cada um se perceba brasileiro através da nossa cultura”, explica.
 
Além da presença de Chico de Moraes, aclamado por ter orquestrado o álbum “O grande circo místico” (1983) de Chico Buarque, o Festival de Artes de Itu terá apresentações de Tetê Espíndola, Almir Guineto, Demônios da Garoa e da cantora revelação, Marina de La Riva. Outros pontos altos do festival são as treze oficinas de arte abertas gratuitamente à população, que acontecem no Colégio Almeida Júnior.
 
O XV Festival de Artes de Itu está sendo realizado em dois pólos distintos da cidade. Na região central, a maioria das apresentações acontece nas instalações do Quartel, na Praça do Carmo e no Cine Clube de Itu. No bairro Cidade Nova, as atrações ocorrem em um palco montado na avenida Paz Universal e no Centro Administrativo Regional do Pirapitingui.
 
O concerto de abertura aconteceu nesta sexta-feira, dia 11 de julho, no Pátio do Regimento Deodoro (Quartel de Itu). O repertório foi executado pela Sinfônica do Exército Brasileiro, sob regência do maestro Benito Juarez, outro nome de peso nos cenários musicais nacionais e internacionais.

Confira a programação completa!
 
O Festival de Artes de Itu foi criado pelo saudoso Maestro Eleazar de Carvalho e caracterizou-se pela realização de oficinas e apresentações, trazendo para a cidade professores, bolsistas e grupos artísticos que, durante esse período, estudam e realizam apresentações.
Comentários